Cenários fantasmagóricos surgem sempre!
Porque as pessoas continuam acreditando em fantasmas, como Trump?
- Categoria: Economia
- Publicação: 19/01/2025 19:06
- Autor: Rodrigo B. Campos - economista

Só existem hipoteticamente duas opções para o caos: ou pela guerra (e nesta escala, só com guerra mundial nuclear) ou pela pandemia (não do COVID 19; Ebola, sim).
O cenário é irreal sob todos os pontos de vista. Por que? Porque não se tem controle do alcance do dano sobre os patrocinadores da tragedia. Dr. Strangelove e The Walking Dead mostram como pode acontecer: sob ação de um louco (Dr. Strangelove) ou um acidente descontrolado (laboratório militar americano, no segundo caso).
Détente pragmática é o destino da humanidade. Se eu estiver errado, chance enorme de eu não estar aqui para pedir perdão. Este risco, dialeticamente gera uma proposta de ação para as forças progressistas com duas vertentes básicas: a renda básica universal e a redução da jornada de trabalho, transacionado num calendário de longo prazo, incremental.
Por que? Porque a financeirizacao do capitalismo não vai ao limite absoluto de todo o capital financeiro acumulado ter como contrapartida uma unidade de produto, uma única mercadoria. Isto é pura hipótese de análise. Não tem correspondência na realidade objetiva dos fatos.
Bilhões de consumidores de mercadorias restarão para sustentar o modo de produção e capitalistas que os produzem e vendem o defenderão.
Para não falar da ação política, no sentido amplo do termo, que a humanidade constituirá para frear o ímpeto destrutivo.
As hordas mongóis e mogois do passado, as pandemias negras ou de outros matizes, as guerras mundiais, as crises econômicas, todos foram superados pela vontade política de supera-las.
Continuo acreditando na humanidade, em seus instintos mais básicos: o da sobrevivência e da reprodução.
Vamos adiante, lutando!
Leia Mais

21/04/2025 00:47
Análise de Cidade dos Sonhos

21/04/2025 00:26
Aniversário de 67 Anos de Andie MacDowell

20/04/2025 23:53
Análise de A Favorita do Rei (Jeanne Du Barry, 2023)
Longa-metragem francês de drama histórico biográfico, distribuído pela Mares Filmes e Alpha Filmes,

20/04/2025 23:44
Análise Os Sapos (2024)
longa-metragem nacional tragicômico, distribuído pela Livres Filmes, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, a partir do dia 06 de fevereiro de 2025,

20/04/2025 23:22
Parceria inédita do Bahia e Superman na Warner Bros