Alunos de Jundiaí criam projetos de robótica com materiais recicláveis
Como legado, escola foi ainda contemplada com um estúdio maker equipado com impressoras 3D, tablets, mobiliário criativo, boxes de livros e materiais pedagógicos
- Categoria: tecnologia
- Publicação: 16/12/2024 17:19
- Autor: Débora Nogueira

Jovens da E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª., colocam a criatividade à prova e descobrem gosto pela arte e tecnologia. Foram expostos 12 trabalhos de conclusão do curso que une robótica, arte e cultura. Os destaques foram a escultura de uma coruja que movimenta a cabeça, as asas e emite som, um robô que se movimenta com sensor de presença e uma escultura em 3D de um redemoinho com movimento em formato espiral. Em Jundiaí, na E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª, 80 alunos do Ensino Médio apresentaram nesta quarta-feira (11/12) os trabalhos de robótica que marcaram o encerramento da primeira edição do Projeto Engenhoka, que colocaram à prova a criatividade e despertaram a paixão dos estudantes pela tecnologia.
A iniciativa do Instituto Burburinho levou o ensino de robótica e arte a mais de 400 crianças e jovens de escolas da rede pública de São Paulo, que por meio de oficinas práticas aprenderam a programar, montar circuitos e criar projetos com materiais recicláveis. Ao final do ciclo, a instituição de ensino foi ainda contemplada com um estúdio maker completo, equipado com impressoras 3D, tablets, mobiliário criativo, boxes de livros e materiais pedagógicos de alta qualidade.
O "Projeto Engenhoka", abrangeu as áreas de Artes Visuais e Robótica, é inovador e único! Os nossos alunos tiveram excelentes oportunidades de desenvolvimento, com aulas interativas e significativas, nos moldes de uma educação inovadora! Toda a equipe entusiasmou-se com o projeto, nossa escola foi indicada pela Diretoria de Jundiaí entre tantas outras e sabemos que é uma ocasião ímpar. Receber o estúdio MAKER vai proporcionar para outros alunos a oportunidade de ter contato com a ROBÓTICA”, declara Adriana Martins, diretora da escola E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª, em Jundiaí.
O professor do curso Leonardo Junior da Silva destacou a importância dos desafios para ele e para os alunos durante estes 04 meses do curso, “Participar do Engenhoka foi desafiador e transformador por saber que os alunos superaram seus desafios e barreiras e que eles estão levando para a vida um repertorio de arte e cultura, além dos conhecimentos em robótica. Término este curso com o sentimento de missão cumprida pela dedicação, pelos resultados e superação dos alunos conseguindo entregar todos os projetos propostos pelo curso.”, finaliza o professor.
Para Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural, o Engenhoka amplia as fronteiras do que o Instituto Burburinho Cultural vem realizando através de várias iniciativas, implantadas no contraturno das aulas, na rede pública em todo o Brasil. “A inclusão da robótica educacional e da História da Arte formam um instrumento poderoso por permitir o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo atual. A robótica, por exemplo, vai muito além do uso de máquinas; ela ensina pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma prática, habilidades indispensáveis tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida”, destaca.
Idealizado pelo Instituto Burburinho Cultural, o projeto conta com patrocínio da Fundação Siemens, Google Brasil, Digix, Simpress, Wilson Sons e Petronas. O projeto pedagógico foi desenvolvido pela PiCode a partir de um mapeamento da História da Arte feito pela curadora Fabiana Moraes, professora brasileira que é radicada na França há 20 anos.
Para conhecer todos os projetos acesse o site: https://burburinhocultural.com.br/instituto-burburinho-cultural/
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