Notícias

Album In Utero do Nirvana

  • Categoria: Música
  • Publicação: 10/12/2024 00:29
  • Autor: Italo Morelli Júnior
O álbum In Utero do Nirvana segue sendo um dos melhores álbuns dos anos 90 e em 2014 ganhou um tributo extemamente digno. Acertaram em recrutar artistas desconhecidos do grande público ao invés de obviedades como Foo Fighters, Silverchair e outras crias.
In Utero, In Tribute, In Entirety é daquelas reuniões que mereciam até um registro em dvd, tamanho capricho das gravações. O ótimo grupo Pygmylush abre com "Serve the Servants" como se o Yo La Tengo tivesse encontrado o Cocteau Twins. Lindo.
Já o rock alternativo do Circa Survive faz uma versão idêntica a original da porrada "Scentless Apprentice", ou seja, suja e furiosa. O hardcore do These Arms Are Snakes foi a escolha perfeita para um dos grandes hits do álbum, "Heart Shaped Box", assim como o Thursday em "Rape Me" - se não inovam muito por respeito as originais, pelo menos mostram a qualidade do seu trabalho. O saudoso Jay Reatard já havia gravado em 2010 sua divertida e enérgica cover para "Frances Farmer". Acredito que Kurt Cobain aprovaria.
A linda "Dumb" ganha uma releitura noise dos Young Widows, tendo o refrão gritado de maneira contagiante, enquanto o punk rock acelerado do Mean Jeans deixou "Very Ape" bem bacana. A pesada "Milk it" ficou a cargo dos metaleiros do Thou e o resultado é bem satisfatório, e "Pennyroyal Tea" feita pelo Whirr, ganha uma releitura shoegaze como se o Cranes, o My Bloody Valentine e o Galaxie 500 tivessem se reunido e tocado até os dedos sangrarem - talvez o momento mais criativo do tributo. 
Pra terminar, o excelente Daughters fez bonito com "Radio Friendly Unit Shifter", o Ceremony quebra tudo com o punk hardcore de "Tourette's" e o Black Math Horseman, banda que só gravou um álbum e já acabou, faz uma versão curiosa e bela de "All Apologies" pra ninguém botar defeito.
E a minha nota não poderia ser outra senão um 10 com louvor