Notícias

Review de "Os Bravos Nunca se Calam"

Análise do Primeiro longa-metragem do diretor Márcio Schoenardie
  • Categoria: Análises e Críticas
  • Publicação: 03/10/2024 15:51
  • Autor: Alexandre Barros
Os Bravos Nunca se Calam (2022)

Dir. Márcio Schoenardie

Um experiente jornalista aposentado escreve um livro em que denuncia um esquema de corrupção envolvendo o prefeito de uma pequena cidade e um grande empresário. A denúncia provoca a falência e o fechamento da fábrica, que era a base da economia e o principal polo gerador de empregos da cidade. Entretanto, poucos dias antes do lançamento do livro, o autor morre em circunstâncias muito suspeitas e caberá a Manoela e Caio desvendarem se seu pai morreu num simples acidente, ou se foi assassinado como queima de arquivo.

Curiosamente, o primeiro longa do diretor Márcio Schoenardie é uma comédia hilariante que utiliza muito bem elementos de drama e suspense investigativo.

O filme retrata com precisão a típica família de classe média do interior do Rio Grande do Sul, e a partir dela vai nos apresentando os personagens que iremos acompanhar nessa aventura em busca da "verdade" sobre a morte do escritor.

Com um roteiro inteligente, que vai subvertendo nossas expectativas a todo momento, o filme desenvolve sua trama com muito bom humor e aborda tópicos relevantes e atuais como relacionamentos familiares, amadurecimento, distanciamento, a alienação que a tecnologia pode provocar, corrupção, fake news, teorias conspiratórias e outros.
Vale ressaltar a direção inspirada e criativa de Os Bravos Nunca se Calam. Como exemplo destaco uma cena chave para o mistério, onde num diálogo que ocorre numa cancha de bocha, o diretor utiliza o ruído do próprio jogo para amplificar a tensão.

É importante também destacar as atuações de Duda Meneghetti (Manoela) e Eduardo Mendonça (Caio) que estão sensacionais e desenvolvem uma química fundamental para nossa imersão na narrativa. Aliás, o elenco, no geral, tem boa performance, apenas um ou outro personagem secundário destoam um pouco, contudo, nada que  comprometa a experiência com obra.

"Os Bravos Nunca se Calam" é uma produção extremamente imersiva e divertida, capaz de nos tirar risadas espontâneas ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre diversos temas contemporâneos, provando mais uma vez a enorme qualidade do nosso cinema e sua capacidade de se renovar e se reinventar.