*CineBook Escolar leva cinema independente e literatura para alunos da EJA, ETEC e Ensino Médio*
- Categoria: Educação
- Publicação: 01/10/2024 20:33
- Autor: Bruna Ribeiro
Na última semana, o projeto CineBook Escolar continuou sua missão de promover o encontro entre cinema e literatura ao levar a exibição do filme ‘A Casa Modelo’ para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escola Técnica Estadual (ETEC) da Escola PE. Belchior de Pontes, e também para a turma de Ensino Médio da Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto. O filme, produzido pela Velupta Produções, foi recebido com entusiasmo pelos estudantes, proporcionando uma nova forma de enxergar a arte cinematográfica.
Além da exibição, todos os participantes ganharam pôsteres exclusivos das atrizes Lua, Bell Talarico e Helena Paixão, protagonistas do filme, bem como o acesso à revista digital Veritas Velupta (https://issuu.com/bruna.velupta/docs/revista_velupta_4_compressed) - uma publicação que celebra o cinema nacional e o diálogo entre as artes. O evento conectou os alunos a novas experiências narrativas, mostrando o poder transformador do cinema.
“Agradecemos muito aos alunos e professores da Escola Belchior e da Escola Joaquim pelo carinho com que receberam o projeto. Esses encontros reforçam a importância de continuar disseminando arte com amor e respeito, além de continuar divulgando artistas independentes”, frisa Anderson Cosme, cofundador da Velupta Produções e do CineBook Escolar.
O CineBook Escolar é um projeto comprometido em levar produções de cinema independente e literatura às escolas, acreditando no potencial da arte como ferramenta educacional e de formação crítica. Cada sessão oferece aos estudantes a chance de refletir sobre diferentes realidades e narrativas, inspirando debates e novos olhares sobre o mundo ao seu redor.
Além de ‘A Casa Modelo’, os alunos da Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto também tiveram a exibição do filme ‘A deriva entre concretos’, também da Velupta, vencedor do Green International Film Festival, na Alemanha, e Mírame - entre as gaivotas, vencedor o Lily Indie Film Fest. Antes disso, as obras também foram exibidas na Semana de Linguagens da Escola Carlos Alberto Pereira. Ambas tiveram entrega de exemplares do livro ‘A travessia da pequena flor em chamas através da tempestade’ e rodas de conversa sobre poesia.
“É incrível ver como o cinema e a literatura tocam os estudantes de maneiras tão profundas. Essas experiências são fundamentais para a formação de novos públicos e para estimular o pensamento crítico”, finaliza Bruna Ribeiro, cofundadora da Velupta Produções e do CineBook Escolar.
*Sobre o CineBook Escolar*
Criado pela Velupta Produções, o projeto CineBook Escolar leva cinema independente e literatura às escolas, com o objetivo de inspirar novos olhares e fomentar a cultura crítica e reflexiva dos cidadãos.
*Sobre a Velupta Produções*
A Velupta Produções é uma produtora de audiovisual independente. Desde sua criação, em 2020, foram lançados 26 filmes, que conquistaram 48 indicações em festivais de cinema de cunho nacional e internacional, vencendo o Lily Indie Film Fest (Ucrânia), Resistencia Films (Colômbia), International Film Operations (Estados Unidos) e Green International Film Fest (Alemanha), além de terem sido finalistas no VIP International Film Festival (EUA) e estarem concorrendo ao WideScreen Film & Music Video Festival (Canadá), na categoria de Melhor Roteiro de Curta Original. A produtora também integrou a programação do Cine MIS, no Museu da Imagem e Som de São Paulo, e o shortlist do 47º Anuário do Clube de Criação na categoria Periferia Criativa.
Leia Mais
22/11/2024 23:59
Fazer MBA nos EUA não é um sonho é uma realidade.
22/11/2024 23:52
Changelly apresenta campanha de Black Friday
22/11/2024 23:48
Advogada lança livro sobre como usar a comunicação não violenta na solução de conflitos
"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" abre debate sobre solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
22/11/2024 23:38
Tsugumi
22/11/2024 20:05
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculos em escolas de Campinas e Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras, leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi, e integra projeto promovido pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023