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Obras de Tarsila do Amaral desembarcam em Paris para mostras na Europa

Operários’ e mais cinco quadros do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado São Paulo estarão em duas exposições, na França e Espanha
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 01/10/2024 20:28
  • Autor: Marco Antônio Ribeiro
Seis obras de Tarsila do Amaral, incluindo o quadro “Operários”, foram enviadas para Paris neste domingo (29). As pinturas farão parte de duas exposições de arte, uma na capital francesa, e outra na Espanha, entre outubro de 2024 e junho de 2025. As obras pertencem ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo.

A primeira mostra será no Musée du Luxembourg, de 9 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, com curadoria de Cecilia Braschi. De lá, os trabalhos da artista modernista seguirão para o Guggenheim Museum Bilbao, na Espanha, onde ficarão em cartaz de 21 de fevereiro de 2025 a 8 de junho de 2025, sob a curadoria de Geanine Gutiérrez-Guimarães.

“Estamos super animados em ver a Tarsila conquistando o mundo e indo para dois grandes museus do exterior e divulgando ainda mais a obra de uma das nossas pintoras mais importantes”, diz Rachel Vallego, curadora do Acervo dos Palácios.

O clima no transporte das obras de arte
O esquema de transporte e exposição das obras de arte exigiu um esquema especial de segurança adotado para empréstimo de obras, com critérios rigorosos sobre clima, temperatura, luminosidade e umidade do espaço expositivo. Esse é o chamado facility report, em que o museu informa as condições técnicas nas quais recebe as obras.

Fatores como clima, temperatura, luminosidade e umidade têm impacto na conservação de obras de arte. Por exemplo, a exposição prolongada à luz ultravioleta pode desbotar cores e degradar materiais da pintura. No caso, todas as obras emprestadas estão protegidas com vidro-museu ou acrílico-museu, o que também contribui na proteção contra os raios UV.

A instituição também fica responsável pela contratação do seguro para a obra e pelo transporte especializado. Enquanto isso, o detentor dos quadros se encarrega de preparar a obra para a coleta.