Notícias

Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, em cumprimento a um mandado internacional.
  • Categoria: Politica e Sociais
  • Publicação: 29/07/2025 19:54
  • Autor: Crystian Felipe Godoy
A prisão foi confirmada pela Polícia Federal brasileira após o anúncio feito pelo deputado italiano Angelo Bonelli.

Zambelli foi localizada pelas autoridades italianas em um apartamento na capital e, segundo fontes da PF, não ofereceu resistência no momento da abordagem. Ela foi levada a uma delegacia local, onde permanecerá sob custódia enquanto aguarda a decisão da Justiça italiana, que deverá se manifestar sobre a possível extradição da parlamentar nas próximas 48 horas.

Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, Zambelli é acusada de participar da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em colaboração com o hacker Walter Delgatti. Após a condenação, a deputada fugiu para a Itália no início de junho, país onde possui cidadania italiana.

O governo brasileiro já havia solicitado formalmente a extradição de Zambelli, que, até então, permanecia foragida. Segundo o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), a defesa da parlamentar informou que ela teria se apresentado voluntariamente às autoridades italianas nesta terça-feira. Em vídeo publicado nas redes sociais, Sóstenes afirmou que Zambelli deu início ao pedido de asilo político e pretende contestar a extradição.

“Ela hoje se apresentou espontaneamente às autoridades policiais na Itália para começar o seu pedido de asilo político, bem como de não extradição. Ela fez o seu pedido no dia de hoje e, agora, seguirão os trâmites normais da Justiça italiana”, disse o deputado.

Com a prisão, o caso agora se desenrola no campo diplomático e jurídico. A decisão da Justiça da Itália poderá optar por manter Zambelli presa, conceder liberdade provisória ou autorizar sua extradição ao Brasil para cumprimento da pena.