Análise "Sonhos" - Michel Franco (2025)
Filme ambicioso, drama e erotismo, com excelente direção, fotografia, e um roteiro com temáticas atuais
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 22/10/2025 23:46
- Autor: André Luiz Brandão Cisi
Sonhos é um dos grandes filmes de 2025, sensual, provocante, recheado de sexo, mas com muitos conflitos e feito com inteligência, o diretor Michel Franco acerta a mão e faz uma obra-prima que foi indicada ao Urso de Ouro de Berlim.
Apesar de não ser nova essa temática, o filme aborda imigração, xenofobia, questões sociais, controle humano, relação sufocante.
A filantropa americana Jennifer McCarthy (Jessica Chastain) vive em São Francisco, e tem um relacionamento com o bailarino mexicano Fernando ( Isaac Hernandez) que inclusive Isaac é bailarino na vida real. Fernando é um imigrante ilegal que atravessa a fronteira passando dificuldades para realizar seus sonhos, porém quando chega em São Francisco vive uma relação de amor e conflitos com a Jennifer, isso por que apesar de apaixonada por Fernanda, enfrenta preconceito de sua família que não quer que ela se envolva com imigrante.
Temas como diferença de idade, diferença financeira são abordados, questões de trabalhos para imigrantes, e apesar de Jennifer e Fernando se amarem, o relacionamento também vive com certos interesses pessoais.
O filme vai ganhando toques éticos sobre controles e descontroles humanos, a medida que vai passando, o relacionamento não vive só de maravilhas.
Michel Franco dirige com maestria essa co-produção Estados Unidos e México, com excelentes enquadramentos, ótimos planos de câmera, o belga Yves Cape faz uma ótima direção de fotografia, Jessica Chastain faz uma das melhores atuações de sua carreira.
Filmaço que merece ser apreciado pelos amantes da sétima arte.
No elenco também tem Rupert Friend, Marshall Bell, Mercedes Hernández, Eligio Meléndez.
Leia Mais