Cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, recebe obra inédita do projeto que leva experiência acessível para todos
Projeto leva mural em grafite para ser tocado e interpretado por pessoas com deficiência visual
- Categoria: PCDs
- Publicação: 02/10/2025 15:29
- Autor: Débora Nogueira

Depois de transformar ruas de São Paulo em espaços de inclusão e novas percepções, o projeto Graffiti Pra Cego Ver inicia um novo capítulo em Piracicaba, no interior de São Paulo. A iniciativa, que torna a arte urbana acessível a pessoas com deficiência visual, ganha agora as cores e texturas da artista e grafiteira GIM, convidando o público a experimentar a obra não apenas com os olhos, mas com o tato, a escuta e a imaginação.
Mais que uma adaptação, o painel convida à vivência artística completa: superfícies em relevo, inscrições em Braille e QR codes com áudios descrições que transformam a experiência em um mergulho sensorial, onde todos são chamados a tocar, escutar e se conectar de novas maneiras com a arte urbana.
“Comecei na pintura em telas, mas logo me encantei pelo grafite e pelo muralismo. A arte em grandes formatos me atrai pela força e pela possibilidade de democratizar o acesso, criando um diálogo vivo com a cidade através dos meus desenhos”, conta GIM.
A trajetória da artista se cruza naturalmente com a proposta dessa etapa do Graffiti Pra Cego Ver. Sua pintura traz referências interioranas, casinhas, questões do universo feminino, da tecelagem, do bordado, do crochê, que a acompanharam durante a infância em Minas Gerais. “Esse projeto me desafiou a pensar a arte de forma tátil. Diferente da visão, que capta o todo de imediato, aqui a leitura acontece em partes, pelo toque e pela escuta”, reflete a artista.
Criado com apoio do ProAC-SP e realização da Mosaiky, o projeto reafirma seu compromisso com o acesso à arte. “Nosso objetivo é romper barreiras e mostrar que a arte pode — e deve — ser acessível a todos, independentemente da condição física ou sensorial”, diz Roberto Parisi, curador do Graffiti pra Cego Ver.
A edição em Piracicaba traz também uma dimensão coletiva: a obra será instalada na Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), espaço de referência na cidade. Ali, o mural se torna ponto de encontro, troca e descoberta. Mais que uma exposição, essa etapa do Graffiti pra Cego Ver é um convite para que a arte seja sentida com a alma aberta.
SERVIÇO:
GRAFFITI PRA CEGO VER — EDIÇÃO INTERIOR
A partir de 10 de outubro
Artista: GIM
Local: Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar)
Endereço: Av. Antonia Pazinato Sturion, 830 — Piracicaba (SP)
Leia Mais




