Notícias

De Belo Horizonte para um palco nacional: jovem transforma desafios em arte e sonha em unir cultura e gestão

  • Categoria: Eventos Culturais
  • Publicação: 29/08/2025 23:27
  • Autor: Matêus reis
Aos 19 anos, Isabela Cristina leva sua experiência com audiovisual para o Festival LABmais, após superar a falta de apoio e acreditar no próprio caminho artístico

Aos 19 anos, Isabela Cristina Alexandre Alves encontrou na arte uma forma de se afirmar, mesmo quando nem todos à sua volta acreditavam em seus sonhos. Natural de Belo Horizonte, ela sempre se encontrou na cultura – desde o trabalho com tranças, carregado de ancestralidade, até a recente imersão no audiovisual. Chegar até aqui, no entanto, não foi simples.

“Minha mãe sempre esteve envolvida com cultura, mas fui criada por uma família que não tinha esse olhar. Acho que minha maior superação foi confiar no que eu sentia, mesmo sem ter esse apoio de todos os lados”, conta.

Foi no LABmais do Sesc, um laboratório de criação de projetos culturais ligados à arte e à tecnologia, onde Isabela mergulhou em processos coletivos e aprendeu a usar o audiovisual como linguagem da sua arte. Lá, participou da criação do curta-metragem “Pobreza”, que conta histórias ligadas à desigualdade social, e do filme “Sobreviver”, que retrata diferentes formas de violência, sempre com a proposta de mostrar como a arte pode unir pessoas.

“O LABmais tem sido uma experiência muito rica de criação”, destaca.

A produção resultou no convite para participar do Festival LABmais 2025, que acontece entre 4 e 6 de setembro, em Caxias do Sul (RS), reunindo jovens que participam do projeto do Sesc em 17 estados brasileiros. Ela estará no painel “Conectados e sobrecarregados – Saúde Mental da Juventude”.

Além do cinema, Isabela também sonha em conectar duas outras paixões: a cultura e a gestão.

“A organização e a aplicação de método faz a diferença também na economia criativa, como no meu trabalho com tranças. Por isso, o projeto me despertou o desejo de estudar administração, como forma de estruturar propostas e permitir viver dessa produção artística”, afirma.

Intercâmbio entre juventudes

O projeto LABmais é realizado em 17 estados e forma jovens para o desenvolvimento de diferentes conteúdos, como podcasts, filmes, clipes, ensaios fotográficos, book trailers e muitos outros processos artísticos e na área da cultura, sempre em sintonia com tecnologias de interação midiática comuns a essa geração.

O Festival LABmais 2025 tem como tema "Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?". Por meio de oficinas, painéis e performances artísticas, os jovens, que também participaram da construção da programação do evento, poderão colocar em pauta questões como comunicação, o respeito ao coletivo e uma produção cultural mais diversa.