Analise "O Grande Dragão Branco"
Clássico absoluto do Jean-Claude Van Damme com cenas de artes marciais pra marcar a história do cinema.
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 30/05/2025 20:01
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

O Grande Dragão Branco além de ser um dos filmes muito exibido nas tarde da Rede Globo, o filme é nostálgico demais por suas lutas, história e frases.
Nas frases memoráveis está por exemplo:
Muito bom, mas tijolo não revida,.
Você quebrou meu recorde, agora eu vou quebrar você, como quebrei seu amigo.
O filme que diz ser uma biografia de Frank Dux, apesar de muitas coisas são negadas e inventadas pelo próprio Frank Dux, porém não tira o mérito de ser uma baita filmaço de ação envolvendo um torneio secreto de artes marciais de estilos diversificados.
Frank Dux ( Jean-Claude Van Damme) treinado desde criança por Senzo Tanaka (Roy Chiao) quer provar sua competência quando se rebela do exército americano para participar de um torneio de artes marciais secreto em Hong Kong.
Ao mesmo tempo que ele faz amizade com Ray Jackson ( Donald Gibb) e com a jornalista Janice ( Leah Ayres) , ele cria um rival devido a sua grande técnica, Chong Li ( Bolo Yeung).
Equipe das forças armadas americanas descobrem onde Frank está e quer impedir que ele lute a qualquer custo nesse torneio, pois investiram muito dinheiro em Frank e não querem que ele se machuque, Rawlins ( Forest Whitaker) e Helman ( Norman Burton) perseguem ele em Hong Kong, porém não conseguem impedir Frank Dux que resiste bravamente e fisicamente para lutar no Kumite clandestino.
O filme é muito bom, pois a técnica marcial de Van Damme é de algo incrível, seus chutes, acrobacias, toda coreografia mostrada no filme.
Bolo Yeung um monstro musculoso é outro gênio da luta.
Várias lutas excelentemente bem coreografadas.
A luta final entre Van Damme e Bolo Yeung é extremamente marcante, desde as técnicas aplicadas, até a cena que Chong cega Frank e ele tem a nirvana para dar pra ele o sentido de tato e percepção.
O desfecho desse filme de 1988 é extraordinário, grande nostalgia dos anos 80 pra marcar positivamente os filmes de artes marciais.
O filme ainda tem uma cena bem interessante sobre um jogo de videogame numa cena envolvendo Ray Jackson e Frank Dux, o jogo em questão é o Karate Champ.
Dirigido por Newt Arnold, com roteiro de Sheldon Lettich, no elenco também tem Kenneth Siu, Michael Qissi, Paulo Tocha, Bernard Mariano, Philip Chan, Ken Boyle, Charles Wang.
#ograndedragaobranco #jeanclaudevandamme #bloodsport #boloyeung
Leia Mais

26/07/2025 08:37
TV Globo renova contrato e garante transmissão do Carnaval de São Paulo em 2026

26/07/2025 08:30
Aniversário de 61 Anos de Sandra Bullock
Oscar de melhor atriz por "Um Sonho Possível"

26/07/2025 00:25
Projeções artísticas questionam a falta de preservação do patrimônio em Vargem Grande do Sul
Curta-metragem “Vila Polar” dialoga com o que foi apagado fisicamente e o que ainda pode ser resgatado simbolicamente

25/07/2025 21:57
Matheus Nachtergaele volta para o universo de " Cidade de Deus" Quase 25 anos depois, personagem Sandro Cenoura é confirmado na segunda temporada no Streaming da HBO

25/07/2025 16:48
Japão primeiro: o avanço ultra conservador no país asiático
Governo de centro-direita atual do Primeiro Ministro perde apoio e vê radicais nacionalistas crescerem