Notícias

DAVOS NA SUÍÇA – A MONTANHA MÁGICA

  • Categoria: Literatura
  • Publicação: 28/01/2025 09:50
  • Autor: Professor André Cisi

Quando se ouve falar ou se lê sobre Davos, na Suíça, talvez a primeira informação que passa na mente é sobre o local onde é realizado anualmente, nos meses de janeiro as edições do Fórum Econômico Mundial. Isto está correto, porém, o que nem todos sabem é que muito antes de se tornar a sede do evento, Davos se tornou mais famosa devido à literatura.

Em 1924 foi publicada a, literalmente, grande obra, A Montanha Mágica, do genial escritor alemão Thomas Mann (1875 – 1955). A narrativa é ambientada quase que completamente em Davos, nas suas mais de mil páginas. Um livro que dificilmente sairá da memória de quem o lê. E quem o lê recomenda, sem pestanejar.

Hans Carstorp é o protagonista da história narrada por Mann. Trata-se de um jovem engenheiro apaixonado por embarcações. Quando Carstorp deixa a planície litorânea e sobe a Davos, para visitar um primo internado em um sanatório para tuberculosos, sua intenção era permanecer apenas uma semana naquela montanha suíça. Conforme vai conhecendo o lugar e as pessoas do lugarejo e do próprio sanatório, o jovem e simplório burguês, que foi à procura de novos ares para aprimorar melhor pensamentos, ideias e inspiração resolve prolongar sua estadia no aprazível local e, por isso mesmo, se torna, ele próprio, paciente do sanatório.

Hans conhece muitas pessoas com todas as diversidades culturais e filosóficas inerentes a cada uma delas, cada qual com suas características próprias e suas maneiras de ser e de agir, o que faz com que o rapaz vai desenvolvendo maiores habilidades de convivência e até o famoso conhecimento de si próprio (como o senso do self, no recente filme de animação, Divertidamente), em resumo, ele conquista grande amadurecimento intelectual e moral, durante sua permanência naquela montanha mágica cercada de neve.

O jovem Hans Carstorp conhece a madame Clawdia Chauchat, uma linda senhora russa, com boa experiência de vida, que desperta a paixão no personagem central da obra.

Sem mais spoilers. Super recomendamos a leitura de A Montanha Mágica, mas para isso é necessário dispor de um bom tempo livre e até uma certa programação para encarar as páginas, linhas e muitas passagens dessa, que é um importante e clássico livro, e muito linda obra, produzida pela magnífica mente criativa de Thomas Mann, e que retrata o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

Um livro marcante que assume um respeitoso lugar na galeria dos grandes clássicos da literatura mundial.