Notícias

Os 10 Melhores Filmes de Giallo

A palavra "giallo" significa amarelo em italiano. Quando o termo passou a ser associado a um subgênero cinematográfico, a ideia era fazer uma clara menção à "literatura de mistério" que, normalmente, era publicada na Itália, desde 1929, em revistas de capa amarela.
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 27/01/2025 18:58
  • Autor: Ricardo Corsetti
o cinema italiano, a partir dos anos 60, o termo "giallo" esteve em associação a filmes que, normalmente, possuíam tramas que transitavam ou mesclavam, elementos de suspense em terror em suas tramas. Havia, claro, também a referência aos clássicos filmes de terror e suspense norte-americanos e britânicos, mas sempre com doses de violência e sangue, bem mais generosas que nas produções dos citados países.

O giallo, inclusive, costuma privilegiar muito mais a estética dos filmes em termos de fotografia e figurinos, por exemplo (além de suas belíssimas musas) do que as tramas (histórias) propriamente ditas. Não por acaso, costumo dizer que os filmes de giallo são verdadeiros "exercícios de estilo".

Oficialmente, o primeiro giallo vem à luz em 1963, pelas mãos do diretor italiano Mario Bava. Trata-se do belíssimo "A Garota Que Sabia Demais". Claramente influenciado por Hitchcock, sobretudo.
[: Minha seleção dos 10 melhores filmes do subgênero. Obs: não necessariamente, em ordem de preferência.


1) "A Garota Que Sabia Demais" (1963 - também conhecido aqui no Brasil, como "Olhos Diabólicos". Filme inaugural do subgênero, com belíssima fotografia em preto e branco e excelente direção a cargo do mestre absoluto do subgênero: Mário Bava. Ângulos de câmera e planos não-usuais, caracterizam esta verdadeira jóia do cinema italiano.

A Garota Que Sabia Demais - 1963 | Filmow


2) "Seis Mulheres Para O Assassino" (1964), outra verdadeira jóia do subgênero dirigida por Mario Bava. Com fotografia em technicolor que é uma verdadeira pintura barroca. Belíssimas atrizes em cena e doses bem generosas de sangue e violência que no filme anterior de Bava. 


3) "O Pássaro das Plumas de Cristal" (1970), Dir. Dario Argento. É fato que, se por um lado, Mario Bava é o incontestável criador do "Giallo," por outro lado, é também verdade que Argento foi o principal responsável pela popularização do subgênero. Em seu filme de estreia, ele nos brinda com um lindo e inovador trabalho de direção, com aquele plano detalhe nos olhos dos protagonistas que se tornaria uma de suas marcas registradas, inclusive. Destaque também para a participação da belíssima Suzy Kendall que se tornaria uma importante musa do subgênero, aliás. A trilha sonora psicodélica, composta pelo icônico Ennio Morricone, também é digna de nota.
O Pássaro das Plumas de Cristal - Papo de Cinema

4) "Todas As Cores da Escuridão" (1971 - também conhecido aqui no Brasil, como "Todas As Cores do Medo"), Dir. Sergio Martino. Uma espécie de "giallo psicodélico" e, sem dúvida, um dos mais belos filmes do subgênero. Destaque para a presença da absurdamente linda atriz argelina, radicada na Itália, Edwige Fenech que se tornaria uma das principais musas do Giallo. 

Especial George Hilton: Todas as Cores da Escuridão – Cinemateca Capitólio

5) "Uma Mulher em Pele de Lagartixa" (1971), Dir. Lucio Fulci. Mais um exemplo de "giallo psicodélico" e igualmente belíssimo, assim como "Todas As Cores da Escuridão" (lançado no mesmo ano, inclusive). Protagonizado pela atriz brasileira Florinda Bolkan (já consagrada no cinema italiano ao co-protagonizar "Investigação Sobre Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita", 1970) e dirigido pelo grande Lucio Fulci. Destaque também para a ótima trilha sonora composta por Ennio Morricone. 
Uma Lagartixa num Corpo de Mulher - Filme 1971 - AdoroCinema


6) "O Estranho Vício da Senhora Wardh" (1972), mais um lindo trabalho dirigido por Sergio Martino e sua hipnotizante musa: Edwige Fenech. 
O Estranho Vício da Senhora Ward filme - assistir


7) "Uma Sobre A Outra" (1969), linda trama de suspense italiano, dirigida por Lucio Fulci e estrelada pela exuberante atriz austríaca, radicada na Itália: Marisa Mell que, sem dúvida, se tornaria uma das grandes musas do subgênero.

8) "Prelúdio Para Matar" (1975), um dos grandes filmes de Dario Argento, protagonizado pelo britânico David Hammings, sim, o astro de "Blow Up" (1966). Destaque a trilha sonora composta e executada pela banda italiana de rock progressivo "Goblin". 


9) "Paranóia" (1970), belíssimo giallo dirigido por Umberto Lenzi, outro importantíssimo diretor para o cinema de gênero na Itália. 
Paranoia (1970) [Blu-ray / Normal] - Planet of Entertainment

10) "O Ventre Negro da Tarântula" (1972), Dir. Paolo Cavara. Lindíssimo filme que faz uma clara homenagem a "Seis Mulheres Para o Assassino" (1964) de Mario Bava. Destaque para a presença da lindíssima Barbara Bouchet (outra das grandes musas do subgênero) e também para a linda trilha sonora composta por Ennio Morricone.
O Ventre Negro da Tarântula (1971)

#terrorgiallo #listadefilmes #mariobava #darioargento #luciofulci