Análise do Filme "Sonâmbulos (1992)"
Aclamado terror trash-teen, Sonâmbulos é um típico pacote completo de Stephen King, num dos maiores sucessos de sua carreira e em seu primeiro roteiro original para cinema
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 13/01/2025 22:37
- Autor: Ítalo Morelli Junior

cidade do interior, xerifes, gatos, personagens inesquecíveis, mortes absurdas e muito, muito horror e sangue.
A história é interessante e começa explicando a origem dos tais sonâmbulos, que são criaturas nômades de origem humana e felina, vulneráveis a arranhões de gatos que se alimentam da vitalidade de virgens e são a provável fonte da lenda dos vampiros.
Muita brisa? Calma, que vem mais!
É um rico ponto de partida que nos leva de encontro aos sonâmbulos mãe e filho que possuem uma relação incestuosa - já que não são humanos, a polêmica passa longe e a trama segue. A mãe, Mary Brady, é interpretada pela sempre ótima Alice Krige. Bonita e sedutora em sua forma humana, ela esconde na verdade uma terrível criatura sedenta de sangue. Seduz e manipula constantemente o único filho Charles (Brian Krause) para que ele traga pra casa uma garota virgem. A vítima da vez é a estudante Tanya (Mädchen Amick, de Twin Peaks, ótima) que não desconfia do seu novo colega de escola e logo estará apaixonada por ele. Ela é a típica mocinha inocente e vulnerável, encaixando-se perfeitamente na situação e nos deixando naquela clássica dúvida: será que o vilão irá se apaixonar por ela também e iremos adentrar no segmento A Bela e a Fera do roteiro? Será?
Porém, Tanya não está só e contará com a ajuda do fofíssimo gato Clóvis, o terror dos Sonâmbulos.
Sonâmbulos entrega tudo e sem miséria. Tem ação, suspense, terror, maquiagem surpreendente (para a época) e efeitos especiais bacanas que fazem uso da tecnologia Morpho, a mesma usada no cilpe "Black or White" do Michael Jackson.
Sucesso absoluto de público (nem tanto dos críticos esnobes) Sonâmbulos (ou Sleepwalkers no original) foi muito bem tanto nas videolocadoras (aonde as fitas não paravam nas prateleiras) quanto nas noites da tv aberta, sempre com números significativos de audiência mesmo sendo constantemente reprisado. A chamada sempre trazia as melhores cenas, onde se via os efeitos práticos de maquiagem e a transformação dos atores nas criaturas, as cenas mais movimentadas e, é claro, a menção ao criador da obra, Stephen King.
Hoje um verdadeiro cult movie, Sonâmbulos envelheceu mas não perdeu nem o impacto e nem o charme oitentista (é de 1992 mas ainda era nítida influência da década de 80) surpreendendo até quem o vê pela primeira vez.
Pra fechar com chave de ouro, a música tema é da cantora Enya e há participações especiais de Tobe Hooper, John Landis, Clive Barker e do próprio Stephen King.
#sonambulos #stephenking #sleepwalkers
Leia Mais

21/04/2025 11:12
Morre Wilson Figueiredo aos 100 anos
Poeta, escritor e jornalista

21/04/2025 11:00
Quem são os cardeais Brasileiros cotados a participar do processo eleitoral para ser Papa conhecido conclave?

21/04/2025 10:48
Morre o Papa Francisco aos 88 Anos
Primeiro papa Pan-americano de toda história

21/04/2025 00:47
Análise de Cidade dos Sonhos

21/04/2025 00:26
Aniversário de 67 Anos de Andie MacDowell