Análise A Mosca 1986
Clássico de David Cronenberg
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 29/12/2024 20:49
- Autor: Italo Morelli Junior

A Mosca (1986)
O diretor David Cronenberg ganhou respeito da crítica assim que migrou do segmento body horror para filmes essencialmente dramáticos.
Seus últimos trabalhos são de inegável qualidade, mas o estilo que o consagrou ainda é responsável pelos seus melhores momentos na sétima arte, sendo A Mosca o auge de sua forma.
Remake de alto nível do clássico A Mosca da Cabeça Branca (1958), o longa de 1986 veio na onda dos filmes de ficção científica que dominaram a década. Pra não passar batido perante a tantos bons títulos, Cronenberg entregou um produto impecável, cujo legado permanece inabalável. Para tanto, o "body horror" atingiu seu ápice ao contar a história do cientista que tem o seu corpo fundido com o de uma mosca que entrou de penetra numa cabine de teletransporte. Ficção científica e horror de mãos dadas mais uma vez sem apelar para o espaço sideral ou o sobrenatural.
Coberto gradativamente por uma pesada e oscarizada maquiagem, Jeff Goldblum interpreta Seth Brundle, o tal cientista e Geena Davis é Veronica, sua namorada. Envolvidos dentro e fora das telas, o casal central entrega um desempenho irretocável em meio a uma crescente tensão conduzida de maneira brilhante por Cronenberg. O processo de transformação de Seth em mosca é o horror mais repugnante possível. Enquanto no original de 1958 o protagonista ganha um cabeção de mosca e apenas um braço transformado, aqui é o corpo todo de Seth que entra em estado de putrefação, se desfazendo ao mesmo tempo em que o DNA da mosca domina e altera cada célula do seu corpo. Jeff Goldblum encarou um desafio e tanto ao atuar debaixo de muita maquiagem, transmitindo uma série de emoções sem resvalar na caricatura. Geena Davis não fica atrás e mostra que desde sua estréia em Tootsie (1982) até seu primeiro Oscar em 1988 com O Turista Acidental, pavimentou sua trajetória com sólidas atuações. A Mosca foi um projeto arriscado para todos os envolvidos e poderia ter dado errado caso uma mínima derrapada acontecesse. Felizmente deu tudo certo e o resultado já pode ser visto como um clássico do gênero terror sci-fi.
Acompanhe o Blog e Instagram do Italo :
https://italomorelliartes.blogspot.com/?m=1&fbclid=PAY2xjawHeejlleHRuA2FlbQIxMQABptOFac9sfBEHq7dOazXPSbcFacugLWwK9Jk9S3bNtoqGUN5mdckZjQYRaw_aem_5LAdxW_jony7m7QiNDSH8A
Leia Mais

21/04/2025 23:57
NegroMar lança show do álbum "Rap com MPB" em evento especial no Bairro Planalto (Ipatinga)

21/04/2025 20:18
Análise de Matrix
A Revolução dos efeitos especiais para mudar de vez a história do cinema

21/04/2025 19:03
Nairzinha Spinelli lança livro infantil “Viajando e Conhecendo os Indígenas”

21/04/2025 18:50
Análise Looney Tunes - O Dia que a Terra Explodiu
Animação bem divertida com Gaguinho e Patolino

21/04/2025 17:54
Podcast Willian Segundeiro Raiz se destaca no meio sertanejo