Nairzinha Spinelli lança livro infantil “Viajando e Conhecendo os Indígenas”
- Categoria: Literatura
- Publicação: 21/04/2025 19:03
- Autor: Doris Pinheiro

A premiada pesquisadora e contadora de histórias Nairzinha Spinelli lança o primeiro volume de sua nova trilogia literária: “Vovó Nana na História do Brasil”. O lançamento acontece no dia 27 de abril (sábado), às 16 horas, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador.
O livro “Viajando e Conhecendo os Indígenas”, que inaugura a trilogia, propõe uma imersão lúdica na rica cultura dos povos originários do Brasil. Por meio de histórias, lendas, brincadeiras e canções, Nairzinha apresenta o universo indígena às crianças de 2 a 10 anos, promovendo o respeito à diversidade e à ancestralidade que compõem o povo brasileiro. A obra, lançada pelo selo editorial Fábrica das Letras, chega recheada de magia, imaginação e conhecimento.
Durante o lançamento, o público infantil será acolhido por Nairzinha, personificada como Vovó Naná, em uma tarde de contação de histórias, vivências e brincadeiras típicas, aprendendo como os povos indígenas veem o mundo, rezam, cantam, brincam e vivem. É o início de uma verdadeira viagem no tempo que visa despertar nas crianças o sentimento de pertencimento à história do Brasil.
"Viajando e Conhecendo os Indígenas" é muito mais do que um livro: é um convite à escuta, à brincadeira e ao conhecimento da nossa história sob a ótica da infância. Uma obra essencial para famílias, educadores e escolas que desejam formar crianças conscientes de sua identidade cultural.
A trilogia “Vovó Nana na História do Brasil” contará ainda com os volumes “Descobrindo o Brasil com Vovó Naná” (dedicado à herança portuguesa) e “A África do Nosso Coração”. As obras nasceram de uma longa pesquisa iniciada em 2012, quando Nairzinha participou, em Portugal, de um curso baseado na obra do pintor Peter Brueghel, que retratou 80 brincadeiras infantis em 1544. A descoberta de que muitas dessas brincadeiras seguem vivas ao redor do mundo deu origem ao projeto e fortaleceu a missão de Nairzinha de valorizar a cultura da infância como expressão da identidade dos povos.
Durante a pandemia, a artista criou a plataforma “A Vó que Brinca”, escreveu o livro “Casa de Vó” e agora amplia seu trabalho com essa nova série que visa chegar às escolas, promovendo encontros presenciais com Vovó Naná. A proposta é clara: mostrar às crianças que “elas são brincantes, e não apenas usuárias de brinquedos”, diz Nairzinha, incentivando a prática coletiva, solidária e criativa da cultura lúdica.
A experiência de Iris Pirajá ao ilustrar o livro "Viajando e Conhecendo os Indígenas"
Ilustrar o livro "Viajando e Conhecendo os Indígenas" foi, para Iris Pirajá, mais do que um trabalho artístico — foi uma vivência profunda de conexão com a ancestralidade, a natureza e os saberes dos povos originários. A arquiteta, arte-educadora, ilustradora e arteterapeuta descreve o processo como “uma experiência mais do que especial”. Inspirada pela sensível narrativa da escritora Nairzinha, Iris deu vida a personagens e cenários com formas e cores que traduzem a força simbólica e espiritual presentes na cultura indígena brasileira.
“O processo de ilustrar esse livro foi um caminho bonito de conexão entre os sentimentos despertados em mim e o potente imaginário que a história evoca. Ainda temos muito o que aprender com os povos originários — sobre o respeito à vida e a convivência em comunidade”, conta.
O ponto de partida para a criação das ilustrações veio do seu processo intuitivo e do olhar afetuoso lançado sobre os personagens. “Tudo nasce da pergunta: quem são essas pessoas e que emoções elas podem despertar? A força da cultura indígena e a beleza da vida em comunidade foram moldando os primeiros esboços, que, pouco a pouco, transformaram palavras em imagens que acolhem, alegram e despertam pertencimento.”
A escolha das cores e dos elementos visuais também nasceu do profundo vínculo da artista com a natureza — uma constante em sua trajetória artística. “Se tem algo que os povos indígenas nos ensinam é que não somos parte da natureza — somos a própria natureza. A terra, os rios, o verde, o vento, o sol… tudo isso apareceu nas ilustrações como quem vem lembrar que a biodiversidade é um presente e uma inspiração mágica.”
Sobre Nairzinha Spinelli
Nair Spinelli Lauria, nascida em Salvador, cresceu envolta em arte e cultura. Filha do alfaiate Walter Spinelli, teve sua formação artística iniciada na “Hora da Criança”, projeto do professor Adroaldo Ribeiro Costa. Desde então, construiu uma trajetória sólida como compositora, escritora, folclorista e contadora de histórias, com 18 CDs e 18 livros publicados. Adotando o pseudônimo Vovó Naná, é referência na educação através da arte, sempre dialogando com honestidade e afeto com o universo infantil.
Youtube: Nairzinha
Instagram: @nairzinhaspinelli
Facebook : Nairzinha Spinelli Lauria
Leia Mais




