Notícias

UM GÊNERO IMORTAL POR EXCELÊNCIA. SINTA ARREPIOS E DESCUBRA A NOVA LITERATURA POLICIAL COM A ANTOLOGIA “O MELHOR DO CRIME NACIONAL, VOL.2”

  • Categoria: Literatura
  • Publicação: 06/12/2024 21:42
  • Autor: Marcus Hemerly

No cenário literário mundial, as antologias, coletâneas de trabalhos coletivos, seja em desdobramentos poéticos ou em prosa, vêm servindo de lastro ao surgimento de novos talentos e alcance de público mais abrangente. No Brasil, há quatro anos a Revista Mystério Retrô faz sucesso entre os leitores, título baseado no primeiro romance policial brasileiro, ‘O Mystério’, publicado originalmente no ano de 1920 em formato de folhetim, no jornal carioca ‘A Folha’, já extinto. O periódico estimula a publicação de autores nacionais, consagrados e iniciantes, atuando como relevante fomento à leitura e divulgação da literatura nacional.

Inclusive, as antigas revistas de mistério, não raro, são lembradas com aconchegante sentimento saudosista, ao passo que serviram de inspiração a subgéneros de suspense extremamente populares aos amantes dos sustos e calafrios. Inolvidável lembrar da celebrada Ellery Queen's Mystery Magazine, intitulada a partir do pseudônimo criado pelos autores Frederic Dannay e Manfred B. Lee desde os anos vinte, nos Estados Unidos, especializada em ficção de mistério e crime. No plano europeu, destacaram-se as tradicionais Mondadori, revistas pulp italianas com primórdios ainda na era fascista, posteriormente migrando de formato para os romances policiais e cinema. Inclusive, delineando as feições fundamentais do subgênero conhecido por Giallo, (em italiano, amarelo e coloração das revistas) e o Poliziotteschi.

A par desse cenário, atualmente, o universo da produção artística conta com imprescindível instrumento de financiamento coletivo, denominado Catarse, que vem propiciando o deslanchar de vários projetos que outrora permaneceriam “engavetados”. Nessa modalidade de aquisição, apoiador compra o livro, revista ou mídia, antecipadamente, e a recebe após a ultimação das fases de editoração. Caso o projeto não alcance a meta, ao apoiador é estornado o montante. Sempre destacando a força do gênero policial, mistério, ficção de crime e outras derivações, o Brasil frequentemente renova sua safra de autores trazendo à baila textos de peculiaridades criativas que saem da vala comum, num ousar atrativo aos amantes dos quebra-cabeças mentais.

Nesse passo, continua no ar a campanha da Antologia “O Melhor do Crime Nacional, Vol.2”, idealizada pela sempre atuante Luva Editora, organizada pelo seu Editor Chefe e escritor, Vitto Graziano, e pelo biógrafo e embaixador de Agatha Christie em nosso país, o romancista Tito Prates. O projeto reproduz o sucesso do primeiro volume lançado pela casa de publicação no ano de 2019, que contou com participações ilustres. Este segundo compêndio, traz contos das mais variadas gamas temáticas, como sobrenatural, crimes históricos, noir, e o melhor, valorizando os elementos nacionais! Delicie-se ao sentir arrepios ao mesmo tempo em que apoia a literatura brasileira. A esmerada campanha ainda possui o diferencial pela playlist exclusiva, com trilha sonora individualizada para cada história, além trechos teaser lidos no podcast “Estranhonomicon”, da autora Daniela Hänggi.

O que é o catarse?

Conforme adiantado, trata-se de financiamento coletivo pelo qual o leitor adquire a obra antecipadamente e recebe o exemplar ao final da campanha. Após o encerramento, a Luva Editora enviará o livro com previsão entre início e segunda quinzena de fevereiro de 2025.

Acompanhe o cronograma:

Dezembro: Revisão e Diagramação.

Janeiro: Produção das recompensas e impressão.

Fevereiro: Início dos envios até o fim do mês.

“Os participantes, que aderirem ao financiamento, receberão os livros antes do público, com brindes exclusivos da campanha em relação ao pós-lançamento e a possibilidade de retirada nos eventos de lançamento, que acontecerão no RJ e em SP. A Luva tem muito carinho e dedicação por todos os seus parceiros e se empenha para que essa rede seja cada vez maior e mais forte. Sinta-se convidado(a) a conhecer o universo da Luva Editora. O nosso maior prazer é compartilhar sonhos”

Adquira o seu no link abaixo e nos stories da @luvaeditora

https://www.catarse.me/melhordocrime2

A Sou+pop, sempre prestigiando a arte e o artista nacional, convida ao apoio e descoberta do projeto!

 

Link da playlist dos contos:

https://tinyurl.com/omdcnv2

 

Link do podcast Estranhonomicon

https://open.spotify.com/episode/0G6bBU0one3yfXlzaXZrCw?si=q0QawIElR4-01GlVQtwe6g&t=6

Confira os autores e obras selecionadas:

 

OS AUTORES

 

1. DELIO GALVÃO - A-ÚLTIMA-LUA-AZUL

2. CARLINHOS MAFUÁ - O CASO DO ASSASSINO MÃO ESQUERDA

3. EDUARDO GIRALDEZ - FÚRIA-SILENCIOSA

4. LUCIANO REIS -JARDIM-DE-ESPIRAL

5. ANA RICHIER - JK

6. BABI LACERDA- MACARRÃO COM SAMBA E MORANGOS

7. RENATO DUTRA - O AÇOUGUEIRO

8. CARLOS RODRIGUES - UM-ESPINHO-NO-JARDIM

9. MARCUS HEMERLY – UMA TARDE QUALQUER

10. ENZO E. G. CARVALHO – ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO

11. JOHN MILER - NINGUÉM SE IMPORTA COM AS MOSCAS

12. ROGER DORL – UM PORTO NÃO TÃO SEGURO

13. ANA PUJOL – O CRIME DO ALMIRANTE-2

14. DANIELA HÄNGGI - O-GRALHA-AZUL

15. GUTEMBERG LÖWE – BOTA CINCO NO PORCO

16. CARLA COSTA – O CASO DA BOATE CORCOVADO

17. DÉBORA GIMENES - O CAÇADOR!

18. CAMILA KAIHATSU – O DIABO CAMPINEIRO O DESPERTAR DE UM ASSASSINO

19. VINCENTO HUGHES - CAIXÃO ENSOLARADO

20. ANNE VAN DEN BEDUM - DOS CRIMES CONTRA O CASAMENTO