Notícias

Homenagem ao Paulo Freire

Patrono da Educação Brasileira
  • Categoria: Educação
  • Publicação: 19/09/2024 10:53
  • Autor: Ricardo Corsetti
O educador e filósofo pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), estaria aniversariando hoje (19/09), sendo que nesta mesma data, em 2021, completou-se o centenário deste que foi, sem a menor dúvida, um dos principais nomes da Pedagogia em todo o mundo.

Ao publicar sua mais famosa obra "A Pedagogia do Oprimido", em 1974, Paulo Freire propunha um novo modelo de Educação, onde o aluno não mais se limitaria à figura de um mero receptáculo de informações e conhecimento pré-concebido pelos "portadores da verdade" (professores e intelectuais), mas sim, um indivíduo verdadeiramente pensante, com capacidade para discutir de forma crítica e não mais meramente passiva, o mundo e contexto social em que está inserido.

Em resumo, Freire não acreditava na figura do intelectual burguês clássico, que jamais dialoga ou verdadeiramente compreende as aspirações e necessidades do homem do povo. 

A postura crítica e transformadora de Freire, geraram o pavor das velhas elites nacionais que , obviamente, trataram de se empenhar em caluniar e rotular como "obra de um comunista ateu e inimigo da ordem vigente. 

E em tempos de nova onda conservadora e negacionista em relação à ciência e ao potencial transformador da educação e emancipação do homem comum na sociedade, é fundamental ressaltarmos a atemporal importância deste grande homem, sempre fiel aos seus ideais de justiça social e combate à ignorância.

Grande e eterno Paulo Freire, um brasileiro que nos enche de orgulho por tê-lo como conterrâneo. Que sua memória e ideias sejam eternos.