Notícias

Low-Tech Wellness: Conheça o movimento que promove experiências para reequilibrar a mente na era digital

Entenda a tendência Low-Tech Wellness, detox digital sustentável em prol do bem-estar, que busca o retorno aos rituais ancestrais por uma vida mais significativa.
  • Categoria: tecnologia
  • Publicação: 14/10/2025 12:23
  • Autor: Cinthia Souto

Incenso Poesia/Foto: Shakti/Divulgação

Enquanto a tecnologia de bem-estar de ponta domina as prateleiras, uma tendência fundamental ganha força na contramão: o retorno a práticas acessíveis, ancestrais e atemporais, desvinculadas de telas e algoritmos.

 

 

 

 

Para entender o conceito, o Low-Tech Wellness surge da união de duas ideias: o mercado de "Wellness" (bem-estar) e qualidade de vida e a filosofia "Low-Tech" (baixa tecnologia). A etimologia desse termo se apoia em um movimento que, desde os anos 70, questiona a tecnologia cara, descartável e de alto impacto ambiental.

Portanto, a filosofia Low-Tech se traduz, no contexto do bem-estar, em práticas que são inerentemente sustentáveis e acessíveis, pois valorizam a durabilidade, a simplicidade e a utilização de poucos recursos. É uma escolha de autocuidado que promove a saúde mental e emocional com responsabilidade socioambiental.

Esse movimento transforma o cotidiano em um poderoso laboratório de saúde mental e presença plena. Dessa forma, é uma estratégia consciente para cultivar a serenidade e a despreocupação em meio às pressões da vida moderna.

Atualmente, as pessoas vêm buscando uma vida mais tranquila, com menos tarefas e mais laços significativos. Nesse contexto, práticas simples e acessíveis se tornam ferramentas de foco e bem-estar extremamente eficazes e genuínas.


A força do intencional: Rituais como âncora da presença

A eficácia do Low-Tech Wellness reside na capacidade de ancorar a mente no presente por meio dos sentidos. A preparação desse momento é um ato de intenção que força a desaceleração.

Existem ferramentas low-tech que potencializam a presença plena. O ritual de acender um incenso natural, observar sua queima e concentrar-se no aroma, por exemplo, faz parte dessa tendência.

O movimento também engloba outras práticas, tais como, a jardinagem de miniaturas ou terrário, como meditação tátil de foco; a terapia do Shinrin-Yoku ou banho de floresta, que é uma imersão sensorial na natureza sem dispositivos; a cozinha consciente focada em sentir os ingredientes; o tricô ou crochê como uma meditação de movimento repetitivo; a pintura intuitiva com materiais básicos para expressão emocional; e o retorno à escrita à mão em um diário para processamento de pensamentos, desvinculando a mente da velocidade digital.

Nesse contexto, o afastamento das telas e o "minimalismo de notificações" são cada vez mais comuns, emergindo como uma forma de autocuidado que cultiva a tranquilidade e o amor-próprio. Dessa forma, conforme as pessoas investem sua energia de forma mais eficaz, valorizam-se práticas que convidam à introspecção positiva e ao descanso cognitivo.

Foco, relaxamento e otimização do estado mental

O segredo de um ritual de presença está na facilidade e na autenticidade. E mais, essa experiência pode ser acentuada ao criar um ambiente multissensorial.

 

 

 



“Numa prática com a utilização de incensos, apenas observar sua fumaça pode ser um gatilho meditativo e de relaxamento muito eficiente! Isso pode ser acentuado com a escolha de aromas selecionados para potencializar a intenção do praticante. A baunilha, por exemplo, base aromática do incenso “
Poesia” promove uma experiência sensorial relaxante e acolhedora, além de reduzir a ansiedade e o estresse.” informa Roger Consoli, psicoaromaterapeuta, perfumista botânico e fundador da Shakti Alquimia do Bem-estar. 

“Além disso, realizar práticas ouvindo músicas suaves para relaxamento ou meditação, favorece uma experiência mais contemplativa. No entanto, é importante ressaltar que as músicas também devem ser selecionadas, pois são recomendadas canções clássicas para relaxamento ou meditação, porém, diferentes das tradicionais utilizadas em yoga ou ruídos brancos”, destaca Consoli. O profissional recomenda uma playlist pública que pode ser utilizada em práticas: https://open.spotify.com/playlist/7EACMpq3z7XoFn9BhVok0Z?si=ed34352a288d42e8

O movimento Low-Tech Wellness é um reflexo do desejo de alcançar a sabedoria e o equilíbrio, permitindo que as pessoas se conectem com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de forma mais significativa.

Em suma, ele demonstra que as ferramentas mais poderosas para buscar a serenidade, relaxar, acalmar e reequilibrar a mente, podem ser as mais acessíveis, dependendo apenas da intenção da pessoa e do resgate de rituais ancestrais.


Referências:

Tendências de Consumo: Para mais informações sobre a Desvontade, um dos motores emocionais do Consumidor do Futuro: https://www.wgsn.com/pt/blogs/o-poder-das-emocoes

Shakti Alquimia do Bem-estar: Para informações sobre o uso de incensos 100% naturais, rituais de bem-estar e meditação, acesse @shakti.alquimia /  shaktialquimia.com.br/