Notícias

Análise "Mulher solteira Procura" (1992)

Um suspense psicológico/terror/policial dirigido por Barbet Schroeder.
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 11/10/2025 07:38
  • Autor: Mirian Mariano - Psicóloga no Cinema


Olá pessoal. Como é que vocês estão? Espero que bem. Hoje é sexta-feira e quis deixar uma dica de filme com vocês. Ontem à noite, eu fiz uma Live no meu canal (Psicóloga no Cinema) e achei que seria o ideal escrever sobre ele também.

Mulher solteira procura é estrelada por Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh e Steven Weber. E conta a história de Allison Jones (Bridget Fonda) que é uma jovem designer de software e vive em Nova York. Ela acaba descobrindo que o noivo a traiu e isso faz os dois terminarem o relacionamento. Ela se vê morando sozinha em um grande apartamento. Mais tarde, ela faz um anúncio no jornal: “Mulher solteira procura outra mulher solteira para dividir o apartamento”. E depois de muitas candidatas a essa vaga, Hedra (Jennifer Jason Leigh) acaba sendo a escolhida para serem colegas de quarto. 

Hedra, no início parece ser a candidata perfeita. Tímida, educada e gentil. As duas acabam se tornando amigas e elas acabam formando um laço muito forte. No início era algo muito bacana, mas essa amizade acabou virando obsessão por parte de Hedra. Ela acabou sendo possessiva ciumenta e não aceitando que Allison fizesse outras coisas, ou tivesse vida além dela.

A obsessão por Allison passou de todos os limites. Hedra começou a imitar os gestos, os gostos, roupas e até corte de cabelo. Na verdade, Hedra que se chamava Ellen tinha uma irmã gêmea que acabou morrendo com 9 anos e ela possui um trauma muito grande e não resolvido. Hedra não possui identidade e com o tempo rouba a identidade das pessoas. E passa a agir como se fosse aquela pessoa. As irmãs tinham um relação simbiótica e Hedra buscava ter essa relação novamente com outra “irmã perfeita”. Allison de certa forma, acabou virando a “nova irmã, perfeita”. 

A partir daí, a vida segura de Allison, acabou virando um inferno. Hedra a manipulava do jeito que queria. Hedra acaba sabotando não somente a vida pessoal, profissional, mas é capaz de tudo para ter Allison ao seu lado. Inclusive assassinato. A gente vai vendo que Hedra na verdade, quer ser a Allison e não mais ela mesma. 

Enfim, o filme explora o medo de ser substituído, o desejo de fusão com o outro e os perigos da solidão urbana. Hedra é uma personagem frágil e aterrorizante. Ela não sabe viver sem se espelhar no outro.Ela quer ser a outra pessoa por não conseguir mais sustentar a sua própria identidade. Ela precisa invadir o espaço de outra pessoa para se sentir alguém.

Enfim é um filme tenso, intrigante, e cheio de camadas. Para quem adora um filme de suspense psicológico vai gostar. Ele está sempre nas listas de melhores suspenses da década de 90 e é justo. Com certeza, é um dos melhores. 

Bem eu vou ficando por aqui. O que vocês acharam desse filme? Qualquer coisa pode comentar abaixo o que vocês acham. A minha nota é um 9,0. Vou indo. Desejo a todos um ótimo final de semana. Até a próxima matéria. Beijos a todos.