Imóveis baratos no Japão escondem segredos
Por trás de preços atrativos, existem motivos que podem espantar
- Categoria: Curiosidades
- Publicação: 03/10/2025 22:34
- Autor: Amauri Gomes

Em diferentes regiões do território japonês, existem casas e apartamentos que contém valores mais baixos do que o comum e mesmo assim, têm grande dificuldade de atrair moradores. Muitos podem pensar em grandes dívidas por trás disto ou localizações ruins mas há outro motivo especialmente para supersticiosos: o seu passado.
O segredo
Chamado de Jiko Bukken que em tradução para o português significa “imóvel por acidente”, estes locais guardam tragédias que ocorreram com os seus antigos moradores como mort3 violenta ou solitária.
Por este motivo, são vendidos com grandes descontos incluindo os de aluguel, dado o receio de muitos ocuparem o lugar. Este “sentimento” é conhecido como Bukimi ou “algo assustador”.
Mesmo muitos estando em perfeito estado de conservação, esta dificuldade na venda fazem os custos para repasse caírem de forma considerável, mesmo em localizações que geralmente custariam muito mais do que o anunciado. Os descontos chegam a até 40% do valor normal.
A classificação para estes imóveis é tido como Shirinteki Kashi Bukken, em tradução algo como “propriedades com defeito psicológico”.
Existem casos documentados, como a de uma mulher que tirou a própria vida com medicamentos e só foi encontrada no banheiro após dois dias. Este e outros acontecimentos podem ser lidos no site Oshima Teru que contém uma espécie de mapa interativo para acesso a diversos acontecimentos relacionados.
O que diz a Lei para informação
Há perguntas sobre algum tipo de proteção ao interessado e potencial comprador: a resposta é sim e não. O corretor é obrigado pela legislação a informar o ocorrido se questionado devido ao valor mais baixo que a média porém, somente nos primeiros anos.
Após algum tempo, depois inclusive se o imóvel for ocupado por um novo morador, o histórico pode ser excluído. Por este motivo, muitos utilizam o site Oshima Teru afim de investigar os detalhes por conta própria.
E você, moraria em um lugar destes?
Leia Mais




