Análise Malês (2025)
Filme que tem dificuldades técnicas, porém conta com uma história que precisa ser retratada no audiovisual brasileiro
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 28/09/2025 15:25
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

O filme dirigido por Antônio Pitanga que também atua no filme , tem o grande desafio dele mesmo fazendo papel de um homem escravizado chamado Pacifico, e tendo seus 2 filhos Camila Pitanga e Rocco Pitanga como protagonistas da história.
Malês que trata a cruel realidade de escravos separados da África e trazidos a força para o Brasil, a luta dos escravos que lutaram por sua liberdades nessa batalha sangrenta verídica, a revolta dos Malês que é considerada o maior levante de escravizados da história do Brasil.
Como escrito em minha critica o filme tem esse importante relato histórico em um país ainda muito racista estruturalmente e não posso deixar de dizer como um critico de cinema negro que ainda existe muito tratamento preconceituoso e diferenciado na imprensa brasileira.
O filme longe de ser ruim, mas peca em aspectos técnicos, erros de continuidade, furos de roteiro e muitos momentos parece apenas um especial feito para tv, os personagens apesar de boas atuações, não tem tanto desenvolvimento para história.
O que posso elogiar é a direção de arte e reconstituição da época, e também os assuntos abordados que causam revolta nessa história, a luta dos negros sendo necessária e reflexões que precisam ser feitas.
No elenco também tem Wilson Rabelo, Indira Nascimento, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Thiago Justino, Moara Sacchi, Patricia Pillar, Heraldo de Deus, Bukassa Kabengele, Edvana Carvalho, na produção tem Flávio R. Tambellini
Leia Mais




