Notícias

Análise Proposta Indecente (1993)

  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 19/09/2025 14:28
  • Autor: Mirian Mariano - Psicologa no Cinema

Olá a todos. Estou de volta para mais uma análise de filme. Essa semana nós fomos surpreendidos com a partida do grande ator e diretor, Robert Redford. Ele sempre foi um dos diretores que mais gosto. Da atualidade, claro. Vi vários filmes com ele e tenho alguns na minha coleção. Mídia física entre DVD e Blu-ray tenho por volta de 700 títulos. Mas enfim, vamos a minha análise.

Esse filme da década de 90 que muitas vezes parece ser da década de 80, é um filme que causou burburinho e polêmica quando saiu e mesmo tendo um bom rendimento nas bilheterias e tudo mais não foi muito bem visto pelas pessoas. Demi Moore foi indicada a Framboesa de Ouro por causa desse filme. Mas não foi somente ela. O filme também teve a indicação de Pior filme, pior roteiro e pior diretor.

Mas vamos ao resumo. David e Diana Murphy (Demi Moore e Woody Harrelson) são um casal jovem e apaixonado e sonham em ter uma casa dos sonhos. Ele é arquiteto e ela, corretora. Eles ficam sabendo que não possuem dinheiro o suficiente para isso e que podem perder tudo. Até o terreno que eles têm para construir o tal ninho de amor. E num impulso, talvez, decidem ir em Las Vegas e tentar a sorte grande nas cartas, em jogos de azar. Mas aconteceu o contrário do que eles pensavam e perderam ainda mais dinheiro.

Em algum momento, o casal conheceu o milionário John Gage (Robert Redford) quando o mesmo estava jogando Poker. Ele se encantou imediatamente pela beleza de Diana e pediu para o David emprestá-la por um momento e assim talvez ele voltasse a ter sorte no jogo.

John Gage era um homem maduro, experiente e viu uma oportunidade de ter o que ele queria. Mais tarde, ele ofereceu ao casal, um milhão de dólares em troca de uma noite de sexo com a Diana. E inclusive chegaram a fazer um contrato e todos eles assinaram.

E claro que as coisas não continuaram igual ao casal. Isso abalou e muito a estrutura do casamento. Se for para culpar alguém, eu diria que ambos foram culpados. Ele por não conseguir mais dar amor, carinho e estabilidade a esposa que começa a se sentir culpada e ficar com a autoestima baixa. E a refletir sobre a vida.

David começa a se autodestruir e ao casamento também. O que faltou foi um pouco mais de maturidade emocional. Se ele estava com ciúmes e se sentia inseguro não deveria ter concordado com essa proposta.

John Guge apenas foi um “espelho” e mostrou que os laços que uniam o casal não estava tão forte assim e eles precisaram passar por provas e um amadurecimento pessoal para voltarem a confiar em si mesmos e na relação. Foi ingenuidade da parte deles em pensar que ao concretizar aquele acordo ficaria tudo igual. Nada fica o mesmo depois de algo tão sério e profundo como isso.

Outra curiosidade é que os personagens centrais, o casal David e Diana foi pensado no casal de verdade (Fora das telas), pelo menos naquela época. Estou falando de Tom Cruise e Nicole Kidman. E o Warren Beaty como o milionário. Sinceramente? Prefiro a versão com o Robert Redford. Ele deu um que a mais nessa proposta indecente... kkkkk.

Enfim, a minha nota é 9,0. Achei que depois de tudo o que passou, aquele final foi meio incongruente. Mas, super-recomendo a todos. E vocês? O que vocês acham? Se quiserem comentar abaixo, fique a vontade. E até a próxima matéria.