Condenação de Bolsonaro repercute na imprensa japonesa
Mídia do país asiático destaca julgamento colocando ex-presidente como “mentor do plano golpista”
- Categoria: Politica e Sociais
- Publicação: 12/09/2025 16:42
- Autor: Amauri Gomes

O resultado do julgamento dos mentores da trama golpista brasileira está reverberando nos veículos de mídia japonesa. O envolvimento na tentativa de golpe de estado, organização criminosa e planejamento de assassinato contra o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, foi destaque nos importantes canais TV Asahi, Jiji Express e Jornal Sankei.
Jiji Express
O veículo enfatizou o ex-presidente Jair Bolsonaro como o mentor e líder de articulação do plano fomentando desconfiança contra o sistema eletrônico eleitoral brasileiro, o que culminou nos ataques as sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, além do envolvimento dos demais réus civis e militares.
Jornal Sankei
O Sankei além de classificar Bolsonaro como líder da organização criminosa, enfatizando que suas ações tiveram inspiração em ditaduras, ao comentar as falas do Ministro Alexandre de Moraes. O jornal também mencionou a divergência do Ministro Luiz Fux frente aos outros magistrados da mais alta corte do Brasil, o STF (Supremo Tribunal Federal), durante os votos e entendimento das tipificações penais.
TV Asahi e Jiji Express
Por fim, os órgãos da imprensa do Japão Asahi e Jiji colocaram em seus respectivos destaques o apoio do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump a Bolsonaro, nomeando o julgamento como uma “caça as bruxas”, além de fazer menção ao secretário norte-americano Marco Rubio, que considerou a condenação injusta e prometendo retaliações ao Brasil.
Opinião de especialistas
Diferentes analistas políticos e jurídicos questionados pela mídia japonesa avaliam que a condenação compromete ainda mais o futuro de Bolsonaro, já que o político de extrema direita encontra-se inelegível até 2030, mesmo que haja a tentativa de anistia buscada por seus aliados.
Leia Mais




