Notícias

Análise de Hercules em Nova York (1970)

Primeiro filme de Arnold Schwarzenegger, partindo do universo do fisiculturismo europeu para seu estrelato em Hollywood
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 05/09/2025 23:09
  • Autor: André Luiz Brandão Cisi

Hercules em Nova York dirigido por Arthur Allan Seidelman, é o primeiro filme de Arnold Schwarzenegger, que no filme foi creditado como Arnold Strong 'Mr. Universe', pois ele venceu Mr. Universo Armador em 1968, e Mr.Universo profissional em 1969.

O austríaco então Arnold Schwarzenegger que cuja seu empresário mentiu para ele  conseguir o papel, morava faz pouco tempo nos Estados Unidos e falava pouco inglês e teve sua voz dublada no filme que fez quando tinha apenas 22 anos.

Na história com Schwarzenegger fazendo o personagem de Hercules, obvio que explorando seus grandes músculos,  é uma comédia produzida com orçamento de apenas 300 mil dólares, onde Hercules está cansando da sua vida no Olimpo, e contrariando seu pai Zeus (Ernest Graves), desce para terra e causa tumulto, primeiro caindo em um navio e brigando com todos da tripulação, depois chegando em Nova York, o semideus Hercules, que é metade Deus e metade mortal, não entende muita coisa, mas é extremamente forte, e vai gerar muitos problemas batendo em pessoas, virando carros de ponta cabeça.

Hercules vira amigo de Pretzie ( Arnold Stang) que vai ajudar ele na Terra, e Hercules também é ajudado pelo empresário Camden (James Karen) e sua filha Helen (Deborah Loomis) pela qual se apaixona.

Além de explorar muitos os músculos de Schwarzenegger, principalmente seu peitoral, tem muito humor, fazendo uma tosquisse divertida com efeitos próprios da época, vale o registro da estréia do Brucutu nos cinemas.

No elenco também tem Tania Elg, Tany McDonald, Rudy Bond, Dan Hamilton, Erica Fitz, Tony Carroll, Michael Lipton, Harold Burstein.