Homenagem a Ramon Valdéz
O eterno Seu Madruga
- Categoria: Datas
- Publicação: 02/09/2025 21:45
- Autor: Crystian Felipe Godoy

Ramón Gómez Valdés Castillo, conhecido mundialmente como Ramón Valdés, nasceu na Cidade do México em 2 de setembro de 1923. Ícone da comédia latino-americana, o ator conquistou gerações ao interpretar o carismático e mal-humorado Seu Madruga na série “Chaves” (El Chavo del 8), criada por Roberto Gómez Bolaños.
Antes de alcançar fama internacional, Valdés construiu sua carreira no cinema mexicano entre as décadas de 1940 e 1960, participando de mais de 50 filmes, muitos deles ao lado do renomado comediante Germán Valdés, o “Tin-Tán”, que era seu irmão. Foi nesse período que Ramón desenvolveu sua veia humorística e consolidou um estilo simples, espontâneo e marcante, que mais tarde o acompanharia na televisão.
Em 1971, passou a integrar o elenco do programa “Chaves”, no qual deu vida a um dos personagens mais queridos da televisão: o Seu Madruga, vizinho sempre endividado, preguiçoso, mas de coração nobre. Seu desempenho se destacou pelo humor natural, improviso e pela capacidade de equilibrar sarcasmo e ternura. Além de “Chaves”, também atuou em “Chapolin Colorado”, interpretando diversos personagens cômicos.
Apesar de deixar o programa em meados dos anos 1970 por divergências internas, Valdés retornou em diferentes ocasiões e seguiu colaborando com outros colegas de elenco em projetos paralelos, como em “¡Ah qué Kiko!”, ao lado de Carlos Villagrán.
Ramón Valdés faleceu em 9 de agosto de 1988, vítima de câncer no estômago, aos 64 anos. Sua partida deixou um vazio no humor latino, mas seu legado segue vivo. Mais de três décadas após sua morte, ele continua sendo lembrado como um dos grandes ícones da televisão mexicana, com o bordão “Não existe trabalho ruim, ruim é ter que trabalhar” eternizado na memória do público.
Leia Mais




