Conjunto Gilberto Mestrinho é homenageado em nova obra de Gnos AM
- Categoria: Eventos Culturais
- Publicação: 26/08/2025 20:22
- Autor: Giuliana Fletcher - Glam Art Press

O artista visual e muralista amazonense Gnos AM retorna às suas raízes para realizar um projeto de forte significado pessoal: o mural “Acreditar”, no Conjunto Habitacional Gilberto Mestrinho, zona Sul. Reconhecido por usar a arte urbana como ferramenta de transformação social, Gnos utiliza a comunidade da qual tem forte ligação, como inspiração para deixar um legado de sonhos às novas gerações presentes no local.
A obra de 60 metros quadrados é realizada com o apoio do Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal. Executada entre 18 e 21 de agosto, em uma das laterais do Bloco 35, a obra foi oficialmente inaugurada no último sábado (23). Na ocasião, uma programação especial para as famílias foi realizada, com oficina de artes para crianças e adolescentes da comunidade, distribuição de lanches e discotecagem — um momento onde a arte gerou conexão e lazer.
“Quero que essas crianças que vêm da periferia, assim como foi para mim, se sintam representadas. Através desse mural e dos aprendizados na oficina, elas vão entender que a arte salva vidas — assim como me salvou e me trouxe para o lugar de gerar inspiração para as próximas gerações”, afirma Gnos sobre o projeto.
Por meio do edital 12/2024, na modalidade HIP-HOP da lei de incentivo PNAB, que viabiliza a aquisição de materiais e a execução da pintura, a obra contempla cerca de 1.800 moradores, além de fortalecer o diálogo entre arte, território e coletividade. O projeto Crianças do Guetto, que atua no conjunto e é parceiro de Gnos na execução do mural, reafirma o papel da arte como ponte de pertencimento e expressão para quem cresce na região.
“Essa é uma oportunidade de marcar nossos territórios e trazer arte em grande escala, já que geralmente esse tipo de projeto nunca chega nas periferias. Conseguimos descentralizar esse tipo de arte e beneficiar quem vive nesse lugar”, afirma Huilame Junior, idealizador do projeto Crianças do Guetto.
Com assistência artística de Huilame Junior e Beatriz Araújo, produção de Flavinha Alessandra, Salete Perroni e Ivna Rocha, além de apoio do JSK Burgers, Angatu Café e CUFA Amazônia - Central Única Das Favelas, o mural “Acreditar” nasce como um testemunho pessoal de superação. Para Gnos, é a oportunidade de devolver não apenas o sucesso de sua história, que iniciou na periferia, mas também a certeza de que a arte é capaz de transformar realidades. O projeto também é um convite para que cada criança do Conjunto reconheça seu potencial e encontre força na arte para sonhar.
Leia Mais




