Notícias

Polêmica nas academias: revezar aparelho é obrigatório?

Na maioria das academias, revezar o aparelho é regra e não favor
  • Categoria: Saúde
  • Publicação: 18/08/2025 17:32
  • Autor: LUIZ FERNANDO LUKAS
Frequentar academia não se resume apenas aos treinos. O relacionamento com outros frequentadores, o bom senso e até mesmo a maneira de usar e revezar os equipamentos podem interferir na rotina de treinamento.

Por isso, o profissional de Educação Física Luiz Fernando Lukas, listou algumas regras de etiqueta para que você não perca o seu tempo de treino sem virar o “chato do aparelho”. 

Lukas, que também é personal trainer, explica que a educação deve vir em primeiro lugar. “Perguntar educadamente ‘posso usar enquanto você descansa?’ já abre um diálogo sem parecer invasivo. Mas evite ficar olhando fixo esperando a sua vez. Isso pode passar uma energia estranha e a pessoa se sentir pressionada por você.” – explica Luiz Fernando.

É importante também higienizar antes e depois do uso. Um pano com álcool resolve fácil. “Além de educado, evita que o outro tenha que limpar o seu suor”, explica Luiz Fernando.

“Respeite o tempo do intervalo do outro. Se são 45 segundos de intervalo, cumpra isso! Não se alongue ou fique mexendo no celular e atrase a vez de quem está revezando com você.”, orienta Lukas. “Não dá pra pedir para revezar e tomar posse do aparelho fazendo ajustes demorados a cada série, mudar banco, trocar todos os pesos”, completa o profissional.

O tempo de descanso entre as séries é fundamental no treinamento. Esse é o momento da recuperação das fontes energéticas e da preparação para próxima série que será executada. E não há mal algum o aluno deixar outra pessoa fazer o exercício enquanto você espera se recuperar.

Enquanto o outro aluno uso o aparelho, quem espera pode alongar o músculo oposto ao que está sendo treinado. Por exemplo, se você está treinando peito, alongue a musculatura das costas ou dos ombros. Outra dica é fazer exercícios acessórios, como abdominais, mobilidade, panturrilha etc. Enquanto espera, você pode ainda preparar o próximo exercício deixando as anilhas separadas. 

Luiz Fernando Lukas, que é pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força lembra ainda que revezar aparelhos não é apenas um “favorzinho” na maioria das academias. “É etiqueta básica porque o espaço e os equipamentos são compartilhados e é culturalmente bem visto”, finaliza.
LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/