Notícias

Análise Rabia - As Esposas do Estado Islâmico

Abertura da Segunda Edição do Festival de Filmes Incríveis
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 01/08/2025 11:00
  • Autor: Ricardo Corsetti
Na última quarta-feira (30/07), foi realizada, em São Paulo, a abertura da segunda edição do "Festival de Filmes Incríveis" no Cine Reag Belas Artes.

E o filme escolhido para a sessão de abertura, o ótimo "Rabia - As Esposas do Estado Islâmico", comprovou que o bom gosto da curadoria responsável pelo festival em questão, manteve o mesmo bom gosto visto na primeira edição deste que, sem dúvida, já se tornou um dos festivais destinados ao público cinéfilo de São Paulo.

O filme, baseado em fatos reais, retrata a quase inacreditável "escolha voluntária" de duas jovens mulheres francesas que deixam seu país de origem em direção à Síria, no início dos anos 2000, deixando para trás, definitivamente, suas famílias e valores culturais, para se casarem com oficiais do chamado "Estado Islâmico".

O sonho de uma vida melhor, obviamente, logo se torna um pesadelo, no momento em que as evidentes diferenças culturais e religiosas se impõem de forma implacável.

Filme de estreia na direção da jovem diretora alemã Mareike Engelhardt, que demonstra, já neste seu primeiro trabalho autoral, muita competência e domínio narrativo.

Merece também destaque, o excelente elenco feminino, em especial, a ótima atriz belga de ascendência espanhola Lubna Azabal, vivendo uma impagável megera, responsável pelo autêntico martírio em que, dentro de pouco tempo, se tornará a vida das jovens protagonistas, vividas pelas igualmente ótimas atrizes francesas: Megan Northam e Klara Woedermann. 

Muito bem executado em termos técnicos de direção, montagem e atuações, "Rabia" deixa a desejar, apenas, no um tanto precipitado e mal explicado desfecho. 

Embora não conte algo necessariamente novo aos olhos de qualquer indivíduo minimamente bem informado sobre o quase sempre fatídico embate entre os valores cristãos ocidentais e a cultura Islâmica (sobretudo, quando se trata do chamado "Fundamentalismo Islâmico"), o longa o faz com bastante competência.

Obs: em breve, divulgaremos a data de início oficial desta segunda edição do Festival de Filmes Incríveis, para que o público em geral, possa apreciar este e também os demais filmes selecionados que, com certeza, merecem serem vistos e apreciados pelo público cinéfilo da capital paulista.