Documentário baiano ‘Cais’ faz estreia nos EUA durante o BlackStar Film Festival
Após 03 prêmios no Olhar de Cinema, filme volta a circular em festivais internacionais
- Categoria: Cinema
- Publicação: 30/07/2025 18:34
- Autor: Natália Carneiro

Após a tripla premiação do Festival Olhar de Cinema, onde conquistou os três principais prêmios - Melhor Filme pelo Júri, pelo Público e pela Crítica -, o documentário baiano ‘Cais’ volta a circular e faz uma nova estreia. Dessa vez, nos Estados Unidos, onde será exibida na sessão de Documentários de Longa-metragem no BlackStar Film Festival, tradicional evento de cinema voltado para produções realizadas por artistas não-brancos, especialmente negros. O filme será exibido no dia 31 de julho, primeiro dia do festival, às 19h (horário da Filadélfia), no Suzanne Roberts Theatre.
Com direção da cineasta baiana Safira Moreira e produção executiva de Flávia Santana, ‘Cais’ explora a jornada de Safira, que dois meses após o falecimento de sua mãe Angélica, viaja em busca de encontrá-la em outras paisagens. Num curso fluvial, o filme percorre cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu (Bahia) e pelo Rio Alegre (Maranhão), para imergir em novas perspectivas sobre memória, tempo, nascimento, vida e morte.
O longa-metragem ‘Cais’ é uma coprodução das empresas Mulungu Realizações Culturais, Omnirá Filmes e Giro Planejamento Cultural, com patrocínios do Rumos Itaú Cultural e do Fundo Avon Mulheres no Audiovisual (FAMA) e apoio do Sundance Documentary Fund.
A Mulungu Realizações Culturais é uma empresa baiana que atua com histórias autorais e criativas, pensadas e conduzidas por mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. Assina a coprodução de obras de longa-metragem como “Receba!” (Pedro Perazzo e Rodrigo Luna), “Menarca” (Lara Carvalho), e o documentário “Cais” (Safira Moreira), e do curta-metragem “Como Nasce um Rio” (Luma Flôres). Nossas produções já circularam por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, incluindo Tribeca, Olhar de Cinema, Chilemonos, CineBH, entre outros. Também assina a coprodução de “Mulheres Negras em Rotas de Liberdade”, de Urânia Munzanzu, um documentário filmado no Brasil e em países do continente africano, com a participação de Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Luedji Luna, Erica Malunguinho, Mirtes Renata e Carla Akotirene.
*SERVIÇO:*
O quê: Exibição do documentário ‘Cais’ no BlackStar Film Festival
Quando: 31 de julho
Onde: Filadélfia, Estados Unidos
Instagram: @mulungurealizacoes
Leia Mais

31/07/2025 14:16
Longa Megalopolis de Francis Ford Coppola ganha documentário
A produção mostra os bastidores das filmagens

31/07/2025 12:46
Feminicídios disparam em 2025 e escancaram falhas no combate à violência contra a mulher no Brasil

31/07/2025 11:54
Analise: Atena ( 2023)

31/07/2025 11:14
Aniversário de 63 Anos de Wesley Snipes

31/07/2025 11:10
EUA adiam prazo do “tarifaço” com Brasil e aumentam pressão diplomática