Notícias

Como eliminar a temida “pochete”. Especialista explica como diminuir a gordura abdominal}*

  • Categoria: Saúde
  • Publicação: 29/07/2025 09:48
  • Autor: _LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A gordura abdominal é um incômodo comum. Muita gente olha no espelho, vê aqueles "pneuzinhos" marcando e já pensa: "Como é que eu faço pra me livrar disso aqui?"

Querer eliminar o acúmulo de gordura abdominal não é apenas uma questão estética. Os “pneuzinhos” podem aumentar o risco de hipertensão e diabetes.

Luiz Fernando Lukas, profissional de Educação Física, explica que nosso corpo acumula gordura quando ingerimos mais calorias do que conseguimos gastar no dia a dia. O excedente é armazenado e a barriga se torna o principal "depósito".

“A primeira coisa que você precisa saber é: não existe queima localizada de gordura. Ou seja, não adianta fazer mil abdominais esperando que a barriga vá sumir. O corpo queima gordura como um todo. Para perder barriga, é preciso seguir o caminho aposto, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta”, orienta Lukas, que é pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força.

A região abdominal costuma acumular gordura por conta de má alimentação, sedentarismo ou treinos mal direcionados, estresse elevado, poucas horas de sono e consumo excessivo de álcool. 

Para reduzir os "pneuzinhos", é preciso unir vários fatores: Alimentação equilibrada, treino inteligente (musculação, cárdio e abdominais), horas de sono e controle do estresse.

Não adianta acreditar em cintas modeladoras, pílulas milagrosas, dietas da moda, treinar demais e não descansar. A gordura abdominal vai embora quando você começa a comer bem, treinar com foco e propósito e respeitar o seu descanso.

Os “pneuzinhos” não somem de um dia pro outro. Mas somem. Basta fazer o simples, bem feito — dia após dia.

_LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/_