Notícias

Julho das Pretas: Startup baiana aposta em educação profissional para garantir protagonismo de mulheres negras e acesso ao mercado de trabalho

Com apenas 0,4% de representatividade em cargos de liderança, mulheres negras seguem enfrentando barreiras que a PlenÀsSoluções quer transformar.
  • Categoria: Empregos
  • Publicação: 23/07/2025 22:50
  • Autor: Caroline Vilas Bôas
Em pleno Julho das Pretas, mês de luta e celebração da força política e histórica das mulheres negras, a startup baiana PlenÀsSoluções reforça seu compromisso com a transformação social por meio da educação profissional direcionada a mulheres pretas. Criada para potencializar trajetórias e romper desigualdades estruturais, a iniciativa oferece formações, mentorias e redes de apoio para que mais mulheres negras acessem o mercado de trabalho em condições de equidade, liderança e sucesso.


A proposta da PlenÀsSoluções é simples e poderosa: construir caminhos concretos para o desenvolvimento profissional de mulheres negras, respeitando suas vivências, acolhendo suas histórias e investindo em seus talentos. A startup atua em diferentes frentes, como capacitações técnicas, educação empreendedora, formação em soft skills e construção de redes de colaboração.



"Acredito que a transformação começa pela educação. E quando falamos de mulheres pretas, estamos falando de potência, resistência e talento que historicamente foram silenciados. Por isso, investir em processos formativos que acolham, empoderem e capacitem essas mulheres é mais do que necessário, é urgente. A nossa missão na PlenÀsSoluções é garantir que cada mulher tenha acesso a ferramentas, conhecimento e redes que a levem ao protagonismo. Queremos vê-las liderando empresas, ocupando cargos de decisão, empreendendo e que alcancem uma jornada profissional de sucesso”, afirma Sara Regina Gansohr, CEO da startup.


De acordo com dados do Instituto Ethos, apenas 0,4% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil são ocupados por mulheres negras. Além disso, segundo a última PNAD, elas seguem sendo as que mais sofrem com o desemprego e a informalidade. Frente a esse cenário, iniciativas como a PlenÀsSoluções se tornam fundamentais para romper ciclos de exclusão e criar novas possibilidades de futuro.


A atuação da startup vem se consolidando a partir de experiências que combinam formação técnica, escuta ativa e fortalecimento emocional, valorizando as singularidades de cada mulher atendida. O impacto se reflete não só na carreira das participantes, mas também em suas famílias e comunidades, fortalecendo redes e construindo uma sociedade mais justa.


Serviço

Conheça a PlenÀsSoluções e acompanhe as ações:
Instagram: @plenassolucoes