Análise "Terremoto Em Lisboa"
Filme português
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 19/05/2025 16:06
- Autor: Ricardo Corsetti

Um interessante misto de drama histórico, suspense e até ficção científica, dirigido pela competente cineasta portuguesa Rita Nunes ("Na Corda Bamba", 2024).
A enxuta duração de apenas 80 minutos, visto que o filme em questão, obviamente, não se vale de efeitos especiais mirabolantes e pirotecnia tipicamente hollywoodianos, para contar essa interessante história, garante a manutenções do ritmo adequado, evitando que o filme baseado apenas em diálogos, não chegue, em momento nenhum, a soar tedioso ou excessivo.
Destaque para as boas atuações, sobretudo por parte da protagonista "Marta", uma cientista/sismóloga, vivida pela bela e super talentosa atriz portuguesa Sara Barros Leitão ("Na Corda Bamba", 2019).
Um raro caso de "cinema de gênero" propriamente dito, realizado em Portugal, a chegar aos cinemas brasileiros, "Terremoto Em Lisboa", fazendo, inclusive, menção ao Terremoto real, ocorrido em Lisboa, em 01/11/1755, que simples devastou a capital portuguesa, naquele período, cumpre bem seu objetivo de informar e ao mesmo tempo, entreter, embora seu desfecho, em aberto (tipicamente europeu), possa decepcionar um pouco, os espectadores mais, digamos assim, convencionais.
Destaque também para a involuntariamente divertida cena em que, alguns presentes, durante uma festa de aniversário, cantam "Parabéns Pra Você", mas, numa versão muito própria, que, ao contrário do que ocorre com a nossa versão tupiniquim, nada tem a ver com a letra em inglês de "Happy Birthday To You". É, esses portugas, são mesmo originais... (rs)
"Terremoto Em Lisboa", lançamento da sempre ótima distribuidora carioca "Filmes do Estação", aliás, estreia nos cinemas brasileiros, em 29/05 e, sem dúvida, merece uma conferida.
Leia Mais




