60 Anos da TV Globo
- Categoria: Televisão
- Publicação: 23/04/2025 23:43
- Autor: Luiz Cecanecchia

Minha recordação mais antiga da TV Globo é assistindo o programa Disneyland, um quadro aos domingos que não existe mais há décadas onde eram mostradas múltiplas animações da Disney alternando com comentários sobre elas.
Anos depois fui descobrir que metade dessas animações na verdade era trechos de longa-metragens como Peter Pan , Pinóquio entre outros, funcionando como introdução ( e propaganda) de todo esse universo cinematográfico.
Falar da história e do impacto da TV Globo ao longo de meio século de existência, mesmo de forma resumida, resultaria em centenas de páginas, então falarei mais da minha experiência pessoal com a emissora com alguns programas específicos e que estão longe de abarcar toda a variedade da programação.
O Jornal Nacional existe desde 1969 e sempre me era passado com o jornalismo mais sério e profundo.
Quando uma série ou filme era interrompida pelo Plantão da Globo era quase certeza de que uma tragédia gigante se abatia sobre o Brasil ou o próprio mundo.
Já o Fantástico mistura jornalismo e entretenimento, por vezes fazendo denuncias que resultam em grandes operações policiais, outras vezes criando verdadeiros documentários sobre um grande acontecimento da última semana, ou mesmo diversão pura, como na época que o Mister M revelava as várias técnicas de magia de papco.
Sessão tarde é um quadro que existe até hoje de exibição de filmes dos mais variados e que virou sinônimo de" cinema pipocão", aquele que você assiste de forma descompromissada com toda família pra puro entretenimento, não que todos fossem realmente adequados antes da classificação indicativa de faixa etária que se tornou obrigatória nas TVs brasileiras nos anos 2000.
Já a extinta Sessão aventura teve múltiplos formatos e horários, passando series live action e de animação, de Tartarugas Ninja a MacGiver, até séries japonesas de super-heroi de tokusatsu como Bicrossers e Detetive Espacial Shaider. Afinal, a rede manchete trazia alta audiência infantil como produções como Jaspion e Changeman, então todas as outras emissoras buscavam uma parcela desse público para sim trazendo
Quando a Globo trocou a Xuxa pela Angélica, criando o programa Angel Mix onde desenhos animados alternavam com competições de auditório entre crianças, trouxe dois outros grandes sucessos: a novelas infantis da Angélica e Power Rangers
Primeiramente tivemos a aventura da Fada Bella vivida pela Angélica, uma fada que tentava viver como humana trabalhando em uma agência de talentos para TV.
Posteriormente tivemos Bambulua, onde a apresentadora é quase secundária, uma princesa protegida por um grupo de super-herois denominados Cavaleiros Do Futuro claramente inspirados em Power Rangers !
Mas a Globo nao se restringe a televisão ou mesmo grupo Marinho de comunicação.
Xuxa e Angélica tiveram vários produtos licenciados. As novelas sempre tiveram suas trilhas sonoras comercializadas.
Os Trapalhões, o programa de humor que mais marcou minha infância, teve filmes, quadrinhos, jogos, uma infinidade de produtos, até jogos de RPG.
A TV Colosso, talvez o melhor programa infantil matinal da TV Brasileira, teve bonecos, show de teatro e até jogos de videogames. Quando criança eu tive livros infantis de aventuras da TV Colosso que vinham juntos com disquetes, estes com jogos de perguntas e respostas sobre curiosidades de diversos países.
Talvez um dos programas que mais furou a bolha tenha sido a novela O Beijo do Vampiro. Já tinha feito uma novela anterior sobre o tema anos antes, Vamp, de extremo sucesso. Porém Beijo do Vampiro pegou um publico mais juvenil, não apenas pela historia, mas pelos videogames associados,
O primeiro era o jogo de computador de mesmo nome que a novela apesar da trama totalmente diferente. Aqui você controla um trio de heróis, cada um com uma habilidade diferente que precisam lutar contra um lorde vampiro e seus monstros em uma aldeia amaldiçoada.
E teve o jogo Herois e Vampiros, um jogo de cartas online que eu jogava direto e teve suporte por anos após o final da novela. Com 4 baralhos disponíveis representando o Vampiro, a Vampira, o Caçador e a Amazona, você duelava em batalhas virtuais onde cada carta reprsentava um objeto de ataque, defesa ou cura.
Nas manhãs do final de semana temos uma dupla inseparável: Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra os bastidores de empresas dos mais diversos tipos e o Globo Rural faz o mesmo para o universo da agropecuária.
Porém, esses 50 anos tiveram grandes polêmicas, inclusive em nível judicial, algumas das que a própria emissora assumiu sua culpa.
Documentários recentes no canal Globoplay, também da emissora, mostram as condicões de trabalho horríveis dos responsáveis pelos programas infantis.
As novelas também tiveram problemas sérios. Como exemplo, " O Sétimo Guardião", famosa pelo seu gato preto com poderes mágicos, ficou ainda mais famosa pelo processo de plágio, o qual perdeu e foi obrigada a indenizar os estudantes de cinema cujo roteiro foi roubado pelo professor .
Apesar de se manter ainda a maior emissora do país e o grupo Roberto Marinho controlar metade dos meios de comunicação do Brasil seu público está em franca queda, assim como de outras emissoras, graças a concorrência com os sistemas de streaming, redes sociais e videogames, tudo acessível na palma da mão com o poder dos smartphones.
O poder a emissora, capaz de moldar ídolos e destruir reputações, de astros da musicas a politicos de influência nacional é alvo de criticas, reflexões, disputas, impactando até hoje fortemente a sociedade brasileira.
Leia Mais




