Notícias

Personal On-line pode ser uma opção mais barata para sair do sedentarismo

  • Categoria: Saúde
  • Publicação: 14/04/2025 18:12
  • Autor: LUIZ FERNANDO LUKAS
Uma alternativa eficaz e conveniente de melhorar a saúde e o bem-estar pode estar na palma da sua mão: um personal trainer online! O acompanhamento on-line de um personal trainer oferece orientação e suporte para quem quer atingir os objetivos independentemente da localização geográfica e da disponibilidade de tempo.

O profissional de Educação Física, Luiz Fernando Lukas, explica que o treinador fornece feedback, ajusta o plano de treinos e fornece suporte para ajudar o cliente. O treino on-line é altamente flexível: a qualquer momento do dia, o cliente pode realizar o treino prescrito pelo personal, sem a necessidade de se deslocar até um local específico ou se adequar a horários fixos de atendimento.

Lukas destaca ainda que cada profissional tem uma forma de trabalho mas, de modo geral, o processo começa com uma avaliação inicial do cliente. Ele responde uma anamnese para o personal trainer possa entender as necessidades, objetivos e limitações. Com base nessa avaliação, o personal cria um treino individualizado e disponibiliza num aplicativo.

Também pelo app, o profissional ajusta o treinamento, responde as dúvidas e acompanha o progresso do aluno.

Luiz Fernando Lukas explica que o grande diferencial é o preço. No serviço tradicional, o preço é cobrado por hora, uma média de mil reais por mês para dois treinos por semana, dependendo da cidade, do profissional e da academia onde a aula será dada. Com o personal trainer on-line, o serviço é cobrado por mês ou por treino montado e, por isso, é muito mais barato. O valor pode variar entre 150 e 400 reais nesse caso.

O jornalista Rafael Nascimento, 36 anos, conta que é "adepto ao treino on-line há pouco tempo. Acredito que a palavra-chave é a adaptabilidade - poder encaixar a rotina de malhação aos horários possíveis do seu dia, em meio a compromissos de trabalho, cursos/educação e pessoais. Trocando em miúdos: perde-se a desculpa de culpar a agenda para não fazer exercícios e cuidar da saúde. É algo que é comum na academia do condomínio em que moro. Já vi algumas pessoas realizando seus trenos com o olho no app para fazer suas séries.”

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde recomenda que cada pessoa faça, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. O sedentarismo pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e muitos outros problemas de saúde.

LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/