Análise do Filme "O Lenhador"
Polêmico, reflexivo e uma história pertubadora
- Categoria: Análises e Críticas
- Publicação: 31/03/2025 00:54
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

O Lenhador é o filme de estreia da diretora Nicole Kassell tem um tema muito delicado, ao contar sobre Walter ( Kevin Bacon), preso 12 anos por pedofilia, e está em uma liberdade condicional vigiada, e tem uma regra que tem que ficar a 100 metros de uma escola, e passar uma vez por semana com um Psiquiatra, esse psiquiatra é o Rosen (Michael Shannon). Ele trabalha em uma madeireira do filho de um amigo (David Alan Grier).
Walter é na dele, mas arruma uma namorada no serviço (Kyra Sedgwick), tem um detetive que visita sempre ele que é supervisiona sua condicional(Mos Def), ele tem problemas com sua irmã e seu cunhado sempre visita ele ( Benjamin Bratt)
Walter tem um conflito consigo próprio, pois mora em frente de uma escola, e tenta ser uma pessoa melhor, fica pensando se vai se tornar uma pessoa normal, mas ao mesmo tempo se pega pensando em criança.
O filme tenta ir pelo lado mais realista, e apesar de não fazer julgamentos do personagem principal, lança alguns questionamentos dos coadjuvantes, por exemplo o detetive que fala pra ele que se ele se jogar pela janela, ninguém vai sentir falta dele.
Apesar de ter uma duração de apenas 87 minutos, o roteiro é bem intenso, a trajetória de Walter, perturba em momentos específicos do filme, apesar de não ter cenas de violência constante, o contexto envolvido é forte, gera polêmica.
Mas Walter pode ter uma espécie de redenção ao vigiar um outro pedófilo e poder fazer justiça.
Esse filme é muito bem realizado, Kevin Bacon está em uma excelente atuação, filme chocantemente inteligente, uma obra-prima.
#olenhador #kevinbacon #kyrasedgwick
Leia Mais




