Visual Kei: Rebeldia e choque no rock alternativo japonês
Estilo emergiu pelas mãos da juventude no pós-guerra
- Categoria: Música
- Publicação: 28/03/2025 20:00
- Autor: Amauri Gomes

Depois do fim da segunda guerra mundial, o Japão tentava se recuperar economicamente, e o consumismo juntado ao exibicionismo em sociedade se tornou muito frequente. Bombardeado por várias influências ocidentais em uma sociedade considerada extremamente conservadora e refletida em seus governos, os jovens buscavam algo para quebrar estas regras. A música era um caminho: surgia o Visual Kei.
Chamado também de V-Kei como abreviação do termo, os grupos que inauguraram o estilo fazia referência também a bandas punks do ocidente, mas com influência do rock, heavy metal incluindo o sinfônico e eletrônico com elementos teatrais, formando uma mistura de artes incluindo a moda e cultura alternativa com som próprio. Com letras de variadas vertentes focando em temas como crimes, psicodelia, violência e o choque visual, o underground japonês se fortaleceu.
Uma das bandas percursoras deste mundo foi o X-Japan, onde seus integrantes utilizam vários elementos com seu estilo desde o progressivo e rebelde, até o mais melancólico por vezes, sem deixar de lado o promovido impacto visual para quem quiser ver.
Além dela, outras de grande fama que vieram depois como o Malice Mizer que utiliza até fases diferentes com misturas de música eletrônica e apresentações com inspirações desde a era vitoriana francesa até com elementos de sado masoquismo além do Versailles, o Moi dix Mois se dedicando mais o metal com um dos remanescentes da banda anterior citada que utiliza o codinome Mana Sama e o Dir en Grey, com temáticas puxadas para o horror além de mais uma mistura de gêneros, dão a cena alternativa uma vida que se atualiza a cada ano.
O canal Claquete de Papel no Youtube, fez um vídeo sobre a cena Visual Kei japonesa, que pode ser acessado no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=QS6zR4RVP7A&ab_channel=ClaquetedePapel
Leia Mais




