Pela primeira vez um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática
Como está estabelecida com a Constituição de 1988, Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.
- Categoria: Politica e Sociais
- Publicação: 27/03/2025 09:30
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

Por 5 votos a 0, o STF torna Bolsonaro Réu, Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes.
Fontes : Carta Capital
importante lembrar que Bolsonaro acusado de tentativa de golpe de estado, já tinha feito em 7 de Setembro de 2021, protestos governistas e falando em fechar o STF, xingou Alexandre Moraes e dois dias depois pediu desculpas em carta redigida pelo Ex-presidente Michel Temmer.
Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês. Determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Digo a vocês que qualquer decisão do ministro Alexandre de Moraes esse presidente não mais cumprirá Não se pode permitir que um homem apenas turve a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda para arquivar seus inquéritos. Sai Alexandre de Moraes, deixa de ser canalha, deixa de oprimir o povo brasileiro, deixa de censurar", disse Bolsonaro em 7 de Setembro de 2001.
Recentemente foram descobertas tentativas de assassinatos do atual presidente da republica Luís Inácio Lula da Silva, vice presidente Geraldo Alckimin e o Ministro do STF Alexandre Moraes.
Os ministros do STF Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, Alexandre Moraes votaram para tornar o Bolsonaro réu.
Ele é acusado pelas tentativas de golpe de estados noticias falsas (Fake News), liderança de organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da união.
Juntos com Bolsonaro também são réus :
Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha do Brasil;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
Mauro Cid, ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro.
Fontes : G1, CBN, Agência Brasil
Leia Mais




