Notícias

Curiosidades do filme A Outra (1988) de Woody Allen

  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 25/02/2025 12:17
  • Autor: Italo Morelli Junior

● Foi considerado pela crítica na época como o filme mais próximo do estilo do seu ídolo, o diretor sueco Ingmar Bergman. Os outros são "Interiores" e "Setembro".
● É o primeiro dos quatro filmes com o diretor de fotografia sueco Sven Nykvist, habitual colaborador de Ingmar Bergman. 
● A exemplo do clássico Morangos Silvestres (também de Ingmar Bergman), A Outra tem início com um prólogo no qual a personagem principal Marion (Gena Rowlands) narra em off sua própria história. Allen também faz uma outra homenagem quando mostra Marion atualmente revendo os parentes em flashback exatamente como eram antigamente, assim como acontece com o personagem Isak Borg (Victor Sjöström).
● A temida crítica Pauline Kael chamou o filme de "cópia" de Morangos Silvestres - Woody Allen nunca negou, mas por ser declarada a sua admiração por Ingmar Bergman, inspiração seria uma palavra mais adequada.
● Esse é o oitavo dos treze filmes em que Allen dirigiu Mia Farrow.
● A personagem principal seria interprerada por Mia Farrow, mas foi substituída por Gena Rowlands. Farrow estava grávida e ficou com o pequeno mas importante papel de Hope.
● A escolha de Gena Rowlands para o personagem principal também foi vista como uma homenagem ao diretor John Cassavetes. Considerado um dos principais nomes do Cinema Alternativo nos EUA, foi marido de Gena e a dirigiu em vários filmes, sendo o mais famoso "Uma Mulher sob Influência". Cassavetes também era ator e atuou, entre outros, em "O Bebê de Rosemary".
● O personagem Ken foi inicialmente oferecido aos atores George C. Scott e Ben Gazzara. Ambos recusaram e por fim Ian Holm foi escolhido.
● É um dos filmes menos conhecidos do grande público e no geral elogiado pela crítica. Passou batido pelas premiações.