Notícias

Filme brasileiro 'O Último Azul', com Rodrigo Santoro, vence prêmio no Festival de Berlim 2025

Evento é considerado um dos mais importantes do cinema mundial e já teve como vencedores "Central do Brasil" e "Tropa de Elite".
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 22/02/2025 22:25
  • Autor: Crystian Felipe Godoy

O filme nacional "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, venceu o Grande Prêmio do Júri, uma espécie de segundo lugar, no Festival de Cinema de Berlim 2025. O anúncio aconteceu em uma cerimônia neste sábado (22) no Palácio da Berlinale.     A produção já havia brilhado antes. Além de ganhar como melhor filme da competição em prêmio dos leitores dos jornal Berliner Morgenpost e prêmio do júri ecumênico (para filmes que discutem temática espiritual, humana ou social), também foi laureado como o de melhor nota da crítica que cobriu o evento. Em festivais de cinema, alguns sites fazem uma média de notas dos críticos para definir os melhores avaliados. O longa de Mascaro foi o campeão em todas as divulgadas com a maior média. A nota no mais famoso, o Screen Daily, por exemplo, foi de 3,4 de um máximo de 4.

Com Rodrigo Santoro, Denise Weinberg e Miriam Socarras no elenco, "O Último Azul" conta a história de um Brasil distópico em que idosos a partir de 75 anos são enviados para colônias habitacionais. Em meio a isso, uma mulher de 77 anos busca realizar seu último desejo antes de ser exilada. Algumas críticas internacionais destacaram a sutileza nas discussões do longa sobre envelhecimento e, ao mesmo tempo, capitalismo. Alguns chegaram até mesmo a comparar com "Nomadland", filme vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2021.

"O Último Azul" tem previsão de estreia ainda para 2025 nos cinemas brasileiros. Fonte: CBN/reprodução internet reportagem - Cláudio Gabriel