Notícias

Privatizar para federalizar.

Que discurso confuso é este que o governo mineiro vez por outra faz: privatizar a CEMIG para federalizar.
  • Categoria: Economia
  • Publicação: 04/02/2025 12:19
  • Autor: Rodrigo Botelho Campos - economista
Decorrente de um grande acordo federativo no Congresso Nacional, consubstanciado numa proposição legislativa de iniciativa do Senador Rodrigo Pacheco, ativos estaduais poderão ser dados em pagamento de dívidas dos Estados junto à União. 

O governo mineiro afirma querer privatizar o controle do capital social da CEMIG vendendo as ações ordinárias aos capitalistas, burgueses, investidores, ou o popular “mercado”, apelidos da mesma coisa, ações estas com direito a voto, e federalizar, passar para o controle da União, em pagamento de parte da divida que não paga, ações preferenciais, ações estas que tem preferência no recebimento do dividendo.

O governo mineiro não estaria escondendo a real intenção que seria transformar todas as ações preferenciais em ordinárias para levar adiante o processo de criação da chamada “corporation”, tipo de empresa em quem ninguém isoladamente tem o controle acionário?

As ações ordinárias representam atualmente 1/3 do capital social da CEMIG, sendo que o governo mineiro tem 50% + algumas destas ações, ou seja, controla a CEMIG com cerca de 17% do capital social. O resto das ações ordinárias e preferenciais (2/3 do capital social da CEMIG) está no mercado financeiro. 

O governo federal aceitará isto? Que federalização é esta? Será uma “privatização” a “la Eletrobrás”, num verdadeiro acordo “caracu”, em que alguns entram com a “cara” e outros entram com o “c…”. Não está claro o que se pretende. 

Não nos esqueçamos que para conseguir isto só se mudar a Constituição do Estado, porque a manobra é uma perda de controle e perder, ou vender, o controle da CEMIG, pressupõe a aprovação na ALMG, com 3/5 de votos dos deputados estaduais e, ato contínuo, ser aprovado por referendo popular. 

Com a palavra para esclarecer a sociedade o governo mineiro. 

Vamos adiante, lutando!