Notícias

Review Nomadland (2020) Dirigido por Chloé Zhao

Análise do Longa vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme
  • Categoria: Análises e Críticas
  • Publicação: 12/01/2025 17:39
  • Autor: Alexandre Barros

Fern é uma solitária viúva sexagenária que ao perder o emprego, após a fábrica que trabalhava quebrar, decide morar numa van, e se deslocar em busca de sub empregos para se sustentar.

Baseado no livro homônimo, escrito por Jessica Bruder, que descreve um fenômeno ocorrido com a crise de 2008 nos EUA, onde pessoas, por necessidade ou opção, abandonam o padrão de estilo de vida americano, deixando suas casas e vivendo como nômades contemporâneos. Temos em  "Nomadland"  um comovente retrato deste evento.

O longa é minimalista, acompanhamos o dia a dia, a rotina de Fern, suas dificuldades, alegrias, amarguras, lembranças e solidão.

São varios os planos onde temos apenas a atriz na tela, transmitindo tantos sentimentos apenas com o olhar, expressão facial ou pequenos gestos.

Aliás, Frances McDormand tem uma atuação brilhante, ainda mais quando sabemos que praticamente contracena apenas com um ator profissional, David Strathairm, que vive o nômade Dave.

Os outros vários personagens são pessoas reais, muitas citadas no livro de Bruder, e que interagem, muito bem diga- se de passagem, com Fern, contando suas próprias vivencias ou pelo menos situações muito semelhantes a elas.

Somando-se a este fato, uma direção espetacular, com uma sensibilidade impressionante, mesclando uma fotografia belíssima, com planos abertos explorando toda beleza do leste americano, com planos típicos de documentários durante os diálogos, dá ao filme um realismo, uma naturalidade, uma veracidade absurda, inserindo muito mais peso e impacto a obra.

"Nomadland" além de ser um drama tocante e envolvente, mostra o mundo por outro prisma, e nos faz refletir sobre o sentido da vida e questionar nossos conceitos e principalmente nossos preconceitos sociais, culturais e econômicos.