Ano novo japonês: cultura com representatividade de animais e astrologia
No país asiático, ciclo anual contém um significado com base na natureza, junto a signos
- Categoria: Ano Novo
- Publicação: 10/01/2025 21:13
- Autor: Amauri Gomes

Durante a passagem de ano no Japão, cada um é representado em uma espécie de mapa astrológico com animais. Conhecido pelo nome Juunishi, o horóscopo japonês têm um ciclo de doze anos chamado de Eto. Cada pausa ou intervalo de tempo, é comandado por doze figuras animalescas que representam figuras provenientes do Xintoísmo, religião fortemente adepta pelo povo da terra do sol nascente. São eles:
- Rato
- Boi
- Coelho
- Tigre
- Cavalo
- Serpente
- Macaco
- Galo
- Cão
- Javali.
Cada animal simboliza segundo as crenças uma característica que tende a ser predominante no novo ano.
O Juunishi tem raízes no antigo zodíaco chinês, mas com características próprias. Na China o mesmo têm como base os ciclos lunares enquanto o japonês combina estes com o calendário gregoriano que conhecemos ou seja, de 365 dias, 7 dias da semana e 24 horas, imposto desde o ano de 1582.
A lenda que coloca na frente a crença
Segundo os “entusiastas” ou “seguidores” da crença, o horóscopo chinês começou após o fim de uma celebração que o Buda fez no céu. No evento, ele teria convidado toda espécie de animais, mas somente doze compareceram. Como forma de agradecimento as suas presenças, Buda teria “presenteado” os presentes com um ano com o pode de influenciar as energias e personalidades daquele período. Acredita-se que 1.300 anos depois, o Japão adotou semelhante sistema do zodíaco.
Em 2025, o animal que representará seguindo estas tradições o ano será a Serpente. Apesar de no Ocidente esta ter uma imagem negativa principalmente por questões religiosas, no Juunishi ela contém os seguintes “benefícios” para influência: serenidade, teimosia, exigência e romantismo.
Leia Mais




