Análise de O Homem Bicentenário (Bicentennial Man)
obra de Isaac Asimov adaptada aos cinemas com Robin Williams
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 05/01/2025 11:33
- Autor: Bruno Alcantâra

Chris Columbus sabe realizar filmes para divertir o público. Quer exemplos? Ele dirigiu os dois pimeiros filmes de Harry Potter, Esqueceram de Mim, Uma babá quase perfeita, o primeiro Percy Jackson e muitos outros. Além de roteirizar Gremlins e os Goonies. O Homem Bicentenário (1999), é mais um exemplar dessa sua capacidade de entreter as massas. E nesse caso, de fazer refletir também.
A história apresenta uma família que acabou de adquirir um robô (Robin Williams) altamente qualificado para realizar os principais afazeres domésticos. Aos poucos, o robô demonstra alguns comportamentos que se assemelham aos de um humano e com o decorrer da trama, o desejo de se tornar mais parecido possível com um homem só aumenta. Depois de muitos anos, ele conhece um cientista (Oliver Platt) que vai auxiliá-lo nessa sua busca.
Achei o início do filme bastante promissor, com uma mistura leve de comédia com toques dramáticos. Mas perde um pouco sua força da metade para o final, onde a trama se amarra muito na transformação física do robô para um ser humano. Na minha opinião, o filme poderia ter uns 20 minutos a menos.
Robin Williams sempre com aquele sorriso característico está mais canastrão como nunca. Gosto de alguns dos seus filmes mas não o considero um grande ator. O mesmo eu digo do Sam Neill que aqui interpreta o pai da família.
O filme tem cenas bonitas e uma mensagem muito bacana sobre a condição de ser um humano. Tudo que o robô mais desejava era sentir certas coisas que para nós, se tornaram comuns, como por exemplo: sentir calor, frio, cheiro, gosto,cócegas, arrepios, etc...
Uma obra que poderia ter um resultado melhor, mas que vale a pena assistir assim mesmo. Nota 6.
Leia Mais

21/04/2025 20:18
Análise de Matrix
A Revolução dos efeitos especiais para mudar de vez a história do cinema

21/04/2025 19:03
Nairzinha Spinelli lança livro infantil “Viajando e Conhecendo os Indígenas”

21/04/2025 18:50
Análise Looney Tunes - O Dia que a Terra Explodiu
Animação bem divertida com Gaguinho e Patolino

21/04/2025 17:54
Podcast Willian Segundeiro Raiz se destaca no meio sertanejo

21/04/2025 17:24
Clariá, novo nome do pop nacional e da MPB, chega em maio, em todas as plataformas, com o single autoral '21'