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"Rio, 40 Graus" (1955), Dir. Nelson Pereira dos Santos.

Belo filme que normalmente, costuma ser apontado como o marco inaugural do Cinema Novo brasileiro.
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 27/12/2024 19:34
  • Autor: Ricardo Corsetti
 Inegavelmente, possui um frescor tanto em termos de inovação, quanto em termos de espontaneidade, que infelizmente, jamais foi recuperado pela cinematografia brasileira contemporânea. As referências tanto ao neo-realismo italiano quanto às chanchadas brasileiras do início da década de 50, estão claramente presentes, graças à linguagem semi-documental e ao humor popular que permeiam todo o filme. As diversas pequenas subtramas que conduzem a narrativa, nem sempre dialogam tão bem quanto poderiam; mas em termos gerais, o resultado é bem positivo. Ótima radiografia acerca de personagens que eram naquele momento (e ainda são), a própria síntese do Brasil: o malandro/machão (que obviamente, só poderia ser interpretado por Jece Valadão), o político oportunista e fanfarrão, os garotos do morro, vendedores de amendoim, que não vão à escola, pois precisam trabalhar para ajudar a família, etc. Eis, meu Brasil brasileiro.