Notícias

Cota de Tela Brasileira Aprovada para 2025

Modelos de politica de sucesso que existe por exemplo na Coréia do Sul, Espanha e França
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 21/12/2024 23:10
  • Autor: André Luiz Brandão Cisi

Presidente Lula sancionou a cota de tela para filmes brasileiros a partir de 2025.

Com a sanção da Lei nº 14.814/2024, as produções audiovisuais nacionais contam com a medida de incentivo até 2033, mantendo a necessidade de edição de Decreto Presidencial para regulamentação.

É importante analisar essa lei como uma forma de preservação a cultura brasileira. A cota de tela, os filme Hollywoodianos continuaram em cartaz, apenas teremos mais filmes nacionais sempre exibidos no cinema, como uma maneira de acostumar o público.

Na Coréia do Sul, mas 70% dos filmes assistidos são os filmes produção nacional, isso se deve a uma politica de sucesso de cota de tela.

Eu fazendo essa matéria colocando além da informação, uma opinião. Seria importante se além de cota de tela brasileira, tivéssemos também uma cota não Hollywoodiana, pra que tenhamos acesso a filmes do planeta todo com mais facilidade.

A primeira cota de tela brasileira foi feita em 1932.

Em 1963, a cota estabelecida foi de 56 dias por ano. Esse número saltou para 112 dias no ano seguinte, quando foi fundado o Instituto Nacional do Cinema (INC), e chegou a 140 na época do Conselho Nacional do Cinema (Concine). Em 1998, ano que marca o período da Retomada no cinema brasileiro, a cota era de 49 dias.

Países que usam cota de tela:

Argentina, Bolívia, China, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Espanha, França México, Venezuela.

E outros países da União Europeia as existe a Cota de tela, mudando de país para país.