Análise Os Sonhos de Pepe
Um Político como jamais se viu
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 04/12/2024 01:55
- Autor: Ricardo Corsetti

"Visto que os políticos são eleitos pela maioria e para governar para todos, não deveriam eles, portanto, viver como a maioria do povo vive e não como uma casta de privilegiados?"
Assim falou o icônico Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, em registro recente, para o ótimo documento: "Os Sonhos de Pepe (2024).
De guerrilheiro "tupamaru", a presidente democraticamente eleito, deste grande paiz latino-americano: Uruguai.
O filme em questão, nos mostra que os ideais de justiça e igualdade social de Pepe, continuam os mesmos. Mudaram apenas os métodos de sua obtenção.
A propósito, o estilo de vida quase "franciscano", adotado por Pepe, que simplesmente renunciou a todos os privilégios aos quais teria legalmente direito, na qualidade de ex-presidente do Uruguai, democraticamente eleito, realmente chama a atenção e o torna um caso verdadeiramente único na história da política internacional.
Nada de carro-oficial ou equipe de segurança, pagos pelo Estado, ou seja, com dinheiro público. Ao invés disso, há décadas, Mujica dirige seu próprio Fusquinha azul e mora numa casinha bastante simples, numa área rural de seu país.
O ex-guerrilhellro socialista, admirador de Fidel Castro, etc; deu lugar a um velhinho simpático, mas não menos pronto a se levantar e se posicionar contra as injustiças impostas ao mundo (e sobretudo ao Terceiro Mundo), por um sistema econômico e social que tem como efeito inevitável (e sinceramente até almejado) pelas forças reacionárias fruto de uma coisa chamada Capitalismo.
Grande e carismático Pepe, vida longa ao praticamente único remanescente de uma geração que ainda acreditava na possibilidade de superação e eliminação deste nefasto e destrutivo estilo de vida.
Como diria uma velha canção, cujo incoerente e volúvel autor, não vou citar: "Antes que a definitiva noite se espalhe em Latino-América", espero que, um dia, teus sonhos e luta de toda uma vida, alcancem o merecido êxito, meu amigo.
Como diria uma velha canção, cujo incoerente e volúvel autor, não vou citar: "Antes que a definitiva noite se espalhe em Latino-América", espero que, um dia, teus sonhos e luta de toda uma vida, alcancem o merecido êxito, meu amigo.
Leia Mais

17/08/2025 20:44
Mini Curso Sofia Coppola
Por Dentro : Cinema, Moda, Música, Melancolia

17/08/2025 20:03
Análise Kinjite : Desejos Proíbidos
Charles Bronson fazendo tudo que ele já fez antes em mais uma produção da Cannon Films

17/08/2025 16:34
Pacote de filmes do Fim de Ano da Record 1995
Veja os filmes inéditos anunciados pela Record

17/08/2025 15:19
1 Ano sem Silvio Santos
O Rei da TV, Silvio Santos nos deixou dia 17 de Agosto de 2024

17/08/2025 15:16
Análise do filme A coisa (The Thing) 2011