Jimi Hendrix - O Mago das 6 Cordas.
James Marshall Hendrix (mais conhecido como Jimi Hendrix), nasceu em Seattle, em 27/11/1942, para simplesmente revolucionar a história do rock e, sobretudo, da arte de tocar guitarra elétrica, da forma que se conhecia, até então.
- Categoria: Música
- Publicação: 28/11/2024 01:15
- Autor: Ricardo Corsetti

Um fato curioso é que, este típico cidadão norte-americano, nascido em Seattle, aliás, que, décadas depois, se tornaria uma espécie de meca do novo rock, com a "geração grunge", Nirvana, etc; no entanto, só ganharia mesmo o devido reconhecimento artístico e comercial, ao migrar para a Inglaterra, por intermédio de seu manager, Chas Chandler, então baixista da banda britânica "The Animals" que o levou para a Inglaterra (Londres, mais especificamente), onde ele finalmente começou a se apresentar para grandes platéias e, pouco tempo depois, obteria um importante contrato e lançaria seu primeiro álbum.
Numa dessas primeiras apresentações em solo britânico, Hendrix contou com a ilustre presença de grandes músicos locais, tais como: Eric Clapton, Jeff Beck e, segundo dizem, certa vez, até os Beatles chegaram a testemunhar este seu explosivo início de carreira profissional.
A propósito, Eric Clapton (aquele que já foi chamado de "O Deus da guitarra"), afirmou em diversas entrevistas que, na primeira vez que ele e Jeff Beck (outro gênio da guitarra) viram Jimi Hendrix desempenhando num palco, literalmente olharam um pra cara do outro e, em seguida, concluíram: "É, esse sujeito é bom mesmo e ainda vai nos dar muito trabalho" (rs)
Em 1967, Hendrix gravou e lançou seu primeiro álbum: "Are You Experienced", acompanhado pela banda "The Jimi Hendrix Experience", formada por Noel Redding (contrabaixo) e pelo ótimo baterista Mitch Mitchell. O álbum em questão, já vinha recheado de futuros clássicos: "Purple Haze", "Hey Joe", "Fire", "Red House" e, claro, a própria faixa-título.
Sucesso de público e crítica, "Are You Experienced", logo abriu caminho para o lançamento, ainda no mesmo ano, do mediano "Axis: Bold As Love" (1967) e no ano seguinte, viria o ótimo "Eletric Ladyland" (1968), com o mesmo título do estúdio por ele fundado nesse mesmo ano.
Apesar de sua prematura morte, ocorrida em 18/09/1970), com apenas 27 anos, o jovem egresso de Seattle, literalmente conquistou o mundo e revolucionou a arte de tocar guitarra. Além de se tornar um símbolo do empoderamento e resistência negra, numa época em que tal atitude não se resumia a mero discurso midiático vazio.
Leia Mais

17/08/2025 22:28
Tem carioca em Gramado, Preto Viana, consolida retorno ao audiovisual com estreia em longa no Festival

17/08/2025 21:58
Bayern de Munique vence Stuttgart e é campeão da Copa da Alemanha 2025
Harry Kane ganha segundo título de sua carreira

17/08/2025 21:37
Santos leva Surra para o Vasco no Morumbi.
Vasco goleia o peixe por 6 a 0 com Neymar e tudo

17/08/2025 20:44
Mini Curso Sofia Coppola
Por Dentro : Cinema, Moda, Música, Melancolia

17/08/2025 20:03
Análise Kinjite : Desejos Proíbidos
Charles Bronson fazendo tudo que ele já fez antes em mais uma produção da Cannon Films