Notícias

Jogo RealFest une música, periferia e educação financeira para colaborar com a formação de jovens em situação de vulnerabilidade e criar oportunidades para atuarem no mercado cultural

Gratuito e disponível para PC e mobile, RealFest estará disponível na Plataforma Fortnite e desafia jogadores a criar um festival na quebrada enquanto aprendem sobre gestão financeira e cultural
  • Categoria: Eventos Culturais
  • Publicação: 26/11/2024 17:24
  • Autor: Agatha Valentin

Utilizar games para educar e engajar jovens que querem conhecer melhor o mercado de produção cultural já é uma realidade no Brasil com a chegada do RealFest. O jogo que será lançado na plataforma Fortnite é gratuito, com classificação indicativa de 10 anos. O propósito do game é criar um festival de música na periferia, desafiando os players a organizar o evento por meio de três personagens principais que devem atuar de forma colaborativa, representando pilares essenciais para o sucesso de qualquer projeto, da produção até orçamentos e por fim, comunicação e divulgação.


O conceito do RealFest nasceu no curso presencial EconoArte, desenvolvido pela Muda Cultural — uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos. O EconoArte é um projeto inédito que acontece até dezembro de 2024 e tem como foco principal realizar ações educativas que propiciem a 160 jovens de São Paulo e Belo Horizonte, a partir de 14 anos, contato com o universo da educação e gestão financeira por meio de experimentações práticas no segmento da produção cultural.


Com coordenação pedagógica de Romulo Avelar e Erick Krulikowski, agentes de destaque no mercado com ampla trajetória em gestão de projetos culturais e gestão financeira, o Econoarte se desdobra no Instituto Anchieta Grajaú, em São Paulo, e na E.E. Walt Disney, no bairro Casa Branca, em Belo Horizonte, e busca fortalecer também o desenvolvimento econômico das regiões impactadas, promovendo o enriquecimento cultural e a inclusão social por meio da cultura brasileira.


“O EconoArte é um projeto com cunho social que pretende tornar os jovens protagonistas de suas vidas e demonstrar que, por meio do mercado cultural, é possível projetar um futuro promissor, principalmente com a educação e gestão financeira em foco. A partir dele, estamos felizes em anunciar a criação e chegada no mercado do RealFest, primeiro game que nasce de um curso presencial e que aborda educação financeira e gestão cultural no mundo dos games. É uma experiência completa de educomunicação envolvendo aulas presenciais e um jogo, para consolidar os conhecimentos de gestão financeira e cultural.”, explica Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.


A produção do RealFest foi conduzida pela Salve Games, empresa dedicada ao desenvolvimento de jogos com impacto social, em colaboração com a Muda Cultural. Juntos, estruturaram o projeto em apenas seis meses. O RealFest une duas principais tecnologias do mundo dos games: a Unreal Engine 5 - versão mais recente do Unreal Engine desenvolvida pela Epic Games, e a UEFN - um aplicativo para PC que possibilita a criação, o desenvolvimento e a publicação de jogos e experiências diretamente no Fortnite.


“Foi uma experiência única transformar um curso presencial em um game no Fortnite. Unimos o poder de ensinar dos jogos com um conteúdo testado nas salas de aula e temos um game divertido e educativo”, comenta Alexandre de Maio,  Diretor de Desenvolvimento de jogos da Salve Games.


Disponível gratuitamente dentro da plataforma Fortnite, sem custos adicionais, o jogo estará disponível tanto em PC quanto em dispositivos móveis (iOS e Android).


O projeto Econoarte, que deu vida ao jogo, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas, realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução.




Sobre a Muda Cultural

Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.


Sobre o Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e Marketplace.


Sobre a Cerâmica Atlas

Há décadas, a Cerâmica Atlas tem sido uma referência no mercado brasileiro de revestimentos cerâmicos, principalmente em pequenos formatos. Com isso, a empresa estabeleceu-se como uma das principais produtoras de revestimentos do país, e um compromisso inabalável com a qualidade, inovação e design.Desde sua fundação, a Cerâmica Atlas tem desempenhado um papel fundamental na transformação de ambientes residenciais, comerciais e industriais através de seus produtos cerâmicos. Com mais de 200 tipos de revestimentos cerâmicos, estes são reconhecidos pela sua qualidade, durabilidade, resistência e beleza. A empresa oferece uma ampla variedade de cores, acabamentos e formatos para atender a uma variedade de estilos e necessidades de projeto A Cerâmica Atlas também demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. A empresa adota práticas de produção responsáveis e busca constantemente maneiras de minimizar seu impacto no meio ambiente, desde a gestão eficiente de resíduos até o uso de tecnologias ecoeficientes em seus processos produtivos. Com uma história de sucesso e uma visão voltada para o futuro, a empresa permanece como a número 1 quando a busca é por revestimentos cerâmicos de excelência.