Drift: a dança no asfalto
Modelo que surgiu por volta dos anos 70 no Japão, mantém uma legião de entusiastas até hoje
- Categoria: Geral
- Publicação: 14/11/2024 20:02
- Autor: Amauri Gomes
Quem é apaixonado pelo mundo automotivo, certamente já ouviu falar no Drfit. A técnica de pilotagem que surgiu em território japonês nos anos 70 e se uniu até mesmo a cultura pop do país incluindo customização dos veículos, e se mantém viva até os dias de hoje ao redor do mundo. O jeito de guiar em pista, deslizando pelas curvas ao inves de frear, foi inaugurado pelo piloto Kunimitsu Takahashi durante o evento All Japan Touring Car Championship Races, na época um dos campeonatos de carros de turismo no Japão.
Algum tempo depois um piloto amador chamado Keiichi Tsuchiya começou a praticar o estilo de manobras nas montanhas japonesas, e chamou a atenção de muitos. Diante disto, uma famosa revista focada na modalidade automotiva resolveu produzir o documentário “Pluspy”, mostrando como Tsuchiya realizava os seus feitos em vias públicas. Assim, o Drift se espalhou por todo território da terra do sol nascente e mais tarde, ao redor do mundo.
Dias atuais
Considerado uma das modalidades do esporte automotivo hoje, o Drift contém competições também nos Estados Unidos, com o campeonato Fórmula D. O Brasil também não fica de fora, promovendo o Ultimate Drift Brasil além do Super Drift Brasil. Já na sua terra natal, o D1 Grand Prix é o prato principal para os fãs asiáticos.